Novos viadutos de Sarandi receberão investimento de R$ 36,8 milhões

Licitação para construção das estruturas na BR-376 já foi realizada pelo DER/PR. Viadutos vão desafogar o tráfego na BR-376, na Região Metropolitana de Maringá. Serão beneficiados diretamente os 97 mil moradores do município, além do tráfego de longa distância.
03/04/2023 - 10:24

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou na sexta-feira (31) a licitação para a construção de dois novos viadutos em Sarandi, na Região Metropolitana de Maringá, no Noroeste. A obra facilitará a ligação entre as regiões Norte e Sul de Sarandi, além de servir como retorno para aliviar o tráfego na BR-376, principal ligação do município com Maringá. A Arteleste Construções arrematou a disputa ao apresentar o menor valor com a proposta, após negociação, de R$ 36,8 milhões.

Agora, a empresa terá seus documentos de habilitação analisados pela comissão de julgamento do DER/PR.

A licitação foi na modalidade Concorrência com regime de Contratação Integrada (CI), em que a disputa das participantes se dá em ambiente eletrônico do Banco do Brasil (o portal licitações-e). A modalidade CI prevê a elaboração do projeto básico e do projeto executivo de engenharia, e a execução da obra, todos no mesmo contrato.

Os viadutos vão facilitar a vida dos 97 mil habitantes do município, além de todos os usuários locais da Região Metropolitana de Maringá e do tráfego de longa distância, desafogando o intenso fluxo de veículos que se forma na rodovia federal, principalmente nos horários de pico.

Os novos viadutos terão 760 metros de extensão e serão construídos do km 181,34 ao km 182,10 da BR-376, nas alturas da Avenida Rio de Janeiro e Avenida Brasil. Como a rodovia federal divide o município, a travessia entre as regiões Norte e Sul de Sarandi só é possível através dos viadutos próximos da Avenida Londrina, que ficam a 1,2 km de distância.

O projeto prevê duas interseções que ligam as vias marginais da BR-376 (Av. Antônio Volpato e Av. Ademar Bornia), atravessando as pistas principais em desnível através de dois viadutos alongados, funcionando como bolsões incorporados às vias marginais. O modelo é semelhante ao que foi implementado nos viadutos da BR-277, entre Campo Largo e Curitiba, inaugurados em 2021.

TREVO CATUAÍ – Em Maringá, o governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou a licitação do novo Trevo Catuaí, que vai receber o nome Viaduto Divanir Braz Palma. A obra resolve um gargalo na região central da cidade, no entroncamento entre a BR-376, a PR-317 e a Avenida João Pereira, e tem prazo de conclusão de dois anos após ser iniciada.

A licitação também será na modalidade Contratação Integrada. Neste modelo, o orçamento é sigiloso, conforme previsto em lei, visando estimular as empresas interessadas a estudarem cuidadosamente a documentação do edital para elaborarem suas propostas.

O projeto vai substituir o atual Trevo do Catuaí, nas proximidades do Shopping Catuaí, por um viaduto (interseção em desnível). A BR-376 será rebaixada e serão implantadas duas passagens superiores, ligando a PR-317 e a Avenida João Pereira, que servirão como uma rotatória para acessar vias municipais e comércios locais. O projeto inclui ainda a execução de duas passarelas para pedestres e vias marginais na BR-376.

NOVA PONTE – A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL) também fechou um convênio para construção de uma ponte de ligação entre Maringá e Sarandi. O investimento total será de R$ 5,59 milhões na obra, sendo R$ 5,13 milhões de aporte do Estado e R$ 456 mil da Prefeitura de Maringá. A ponte será construída sobre o Ribeirão Pinguim, ligando a Avenida Mario José de Faria Ferraz, zona Sul de Maringá, com a Avenida Nova São Paulo, em Sarandi.