Rotatória de Tamarana terá alterações no tráfego para obra de novo viaduto na segunda

A partir das 09h do dia 1º de abril, a pista central da PR-445 será bloqueada, com o tráfego de longa distância também passando a utilizar a rotatória no km 25. O novo viaduto de Tamarana é parte da obra de duplicação da PR-445 entre Mauá da Serra, no Vale do Ivaí, até Lerroville, distrito de Londrina.
27/03/2024 - 10:20

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que o tráfego de veículos na rotatória de acesso para Tamarana, na região Norte, km 25 da rodovia PR-445, será alterado a partir de segunda-feira (1º), às 09h, para início das obras de implantação de um novo viaduto no local.

A pista central será bloqueada na rotatória, com o tráfego de veículos sendo totalmente desviado para a rotatória. O trecho contará com extensa sinalização provisória alertando e orientando os usuários quanto às mudanças.

Com isso, serão iniciados os serviços de terraplenagem e implantação de dispositivos de drenagem, seguidos pelo cravamento de estacas e concretagem de blocos de fundação da infraestrutura do viaduto, e depois a construção dos pilares da mesoestrutura.

Esta interseção em desnível prevê rebaixamento da pista central e acesso ao município por meio de uma passagem superior, com marginais em ambos os lados da pista.

DUPLICAÇÃO – O novo viaduto de Tamarana é parte da obra de duplicação da PR-445 entre Mauá da Serra, no Vale do Ivaí, até Lerroville, distrito de Londrina.

Ela tem extensão de 27,07 quilômetros, prevendo uma pista nova com duas faixas de rolamento de 3,60 m cada, em sentido único, e acostamento externo de 2,50 m, separada da pista atual por um canteiro central e faixa de segurança. Onde não será possível o canteiro, as pistas serão separadas por barreira rígida de concreto New Jersey, com faixa de segurança interna em cada lado.

A obra inclui ainda novas pontes sobre o Rio Apucaraninha e Rio Santa Cruz, retornos em nível, e correção da geometria em curvas consideradas críticas. O investimento até o momento foi de R$ 54.889.766,17.