R$ 274 milhões: DER publica edital de modernização da PR-151, de Palmeira a Ponta Grossa

As obras da PR-151 visam a melhoria de tráfego e ao aumento na segurança na rodovia que interliga as duas cidades, no trecho entre os entroncamentos da PR-438 e da BR-277.
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08/05/2024 - 15:30

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O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), publicou nesta quarta-feira (8) o edital de licitação para as obras de restauro e aumento de capacidade da PR-151, que liga Palmeira a Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O trecho de 32,71 quilômetros da rodovia vai ser restaurado com a técnica whitetopping, que é a instalação de placas de concreto sobre o pavimento asfáltico existente.

A licitação será de forma eletrônica e o edital está disponível AQUI . Ao clicar no link Licitações – consulte licitações, o interessado pode buscar pelo número do processo (22.080.129-2) ou pelo órgão (DER). O edital também pode ser acessado pelo Portal de Compras do governo federal.

A abertura das propostas será às 11h do dia 17 de junho. A empresa vencedora terá um prazo de 900 dias para a conclusão da obra após a assinatura da ordem de serviço.

"É uma das obras mais esperadas pelos Campos Gerais, pela importância da rodovia, pelo volume de carros e caminhões que trafegam diariamente por ela e também para reduzir o número de acidentes na região", afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. "É mais uma rodovia em concreto que vamos implantar no Paraná, semelhante às estradas de países de primeiro mundo, para atender uma importante região do nosso Estado".

MUDANÇAS – O whitetopping está sendo usado em outras rodovias do Paraná, como a PRC-280, no Sudoeste, e na PR-180, no Centro-Oeste. Esse tipo de pavimento aumenta a vida útil e reduz o custo de manutenção a longo prazo. O preço máximo previsto em edital para a obra é de R$ 274,5 milhões, mas a concorrência por menor preço deve reduzir esse valor.

As obras da PR-151 visam a melhoria de tráfego e ao aumento na segurança na rodovia que interliga as duas cidades, no trecho entre os entroncamentos da PR-438 e da BR-277. Além do novo pavimento, serão executados 15,2 quilômetros de terceiras faixas nos pontos mais críticos da rodovia e novos acostamentos ao longo de todo o trecho. Tanto as faixas de rolamento, quanto as terceiras faixas, terão 3,60 metros de largura, enquanto os acostamentos terão 3 metros.

Além da recuperação da PR-151, a ponte sobre o Rio Forquilha será ampliada em 4,80 metros para acomodar a ciclovia e passeio previstos. Além disso, para a aumentar a segurança dos moradores de Palmeira e da Colônia do Lago, serão executadas vias marginais que vão segregar o tráfego local do rodoviário. Ainda em Palmeira, será executada uma interseção em desnível com dois viadutos, na altura das Ruas XV de Novembro e Manoel Ribas.

Estão previstas ainda obras de drenagem, ciclovias, passeios e iluminação nos retornos e viadutos ao longo de todo o trecho.

SUDOESTE – Na terça-feira (7), o DER/PR também lançou o edital para de licitação para restauração e aumento de capacidade das rodovias PR-180 e PR-281, que ligam Francisco Beltrão a Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná.

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