Professores de Colombo participam de capacitação socioambiental da Sanepar

10/05/2024 - 16:10

A Sanepar promoveu nesta quinta-feira (9) em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), um curso de formação de Facilitadores em Saneamento dirigido a professores, coordenadores e diretores de escolas municipais. O curso faz parte das ações de educação socioambientais da Companhia em cidades onde há obras em andamento. Em Colombo, os investimentos são de cerca de R$ 18 milhões.

No treinamento, foram feitas visitas ao Meliponário Doce Paraíso, ao Museu do Saneamento e ao Planeta Água. Os participantes do curso atuam nas oito escolas de Colombo que receberão os Jardins de Água e Mel da Sanepar, como instrumento pedagógico.

“Essa capacitação visa contribuir para a compreensão do saneamento ambiental e de seu impacto na proteção do meio ambiente, em especial dos recursos hídricos, da água como um bem escasso, finito e vulnerável”, afirma a coordenadora de Educação Socioambiental da Sanepar, Juliana Gonçalves Brandani.

Segundo ela, a inserção do conteúdo da meliponicultura é relevante para entender a conexão das abelhas nativas sem-ferrão com a proteção dos recursos hídricos.

OUTRAS AÇÕES – Em Colombo, a Sanepar já promoveu cursos de Manutenção Hidráulica, com uma turma apenas para mulheres, e uma oficina de sabão ecológico. Em cada localidade onde há obras da Sanepar é desenvolvido um Projeto de Trabalho Social, conhecido pela sigla PTS, que considera as características de cada cidade e de cada bairro. A atuação é em conjunto com diversos parceiros, como as secretarias municipais e os Centros de Referência de Assistência Social.