Prazo para inscrição de projetos inovadores em mostra universitária termina na segunda

Mostra que vai divulgar ações e iniciativas inovadoras desenvolvidas no ambiente acadêmico faz parte da programação do Summit Iguassu Valley 2024. Esse evento tem o apoio do Estado e busca promover ações conjuntas para impulsionar o desenvolvimento local e regional.
10/05/2024 - 16:40

Termina nesta segunda-feira (13) o prazo para inscrição gratuita de projetos e protótipos para a mostra universitária que integrará a programação do Summit Iguassu Valley 2024. Com apoio do Governo do Estado, o evento tem como objetivo promover ações conjuntas de ciência, tecnologia e inovação para impulsionar o desenvolvimento local e regional. Nesta segunda edição, o encontro acontecerá nos dias 13 e 14 de junho, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.

A finalidade da mostra universitária é divulgar ações e iniciativas inovadoras desenvolvidas no ambiente acadêmico. Segundo o edital, as propostas devem estar relacionadas com as áreas de agronegócios, educação, ESG (sigla para environmental, social and governance ou ambiental, social e governança, em tradução livre), logística, transição energética e turismo.

A seleção é destinada a professores e estudantes de graduação e pós-graduação, de instituições de ensino superior públicas e privadas, localizadas na Região Trinacional do Iguaçu, que abrange Brasil, Paraguai e Argentina. Também é possível inscrever soluções tecnológicas desenvolvidas por empreendedores vinculados aos diferentes ambientes promotores de inovação, como incubadoras e parques tecnológicos.

Os projetos e protótipos selecionados serão expostos num espaço denominado Vila da Ciência e Tecnologia, coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. A iniciativa conta, ainda, com o apoio do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação do Oeste (Napi Oeste) e do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), uma ação de governança territorial regional, voltada para o desenvolvimento econômico sustentável da região.

Para o diretor de Ciência e Tecnologia da Seti, Marcos Aurélio Pelegrina, é importante incentivar um ambiente propício para a cultura empreendedora e geração de ideias inovadoras. “É essencial incentivar a colaboração e parceria entre o meio acadêmico e o setor produtivo empresarial, para gerar inovação, desenvolvimento sustentável e novas oportunidades de negócios, com soluções inovadoras para o mercado e a sociedade”, afirma.

“A Vila da Ciência e Tecnologia vai articular essas conexões, ampliando e estimulando o empreendedorismo e a inovação, sem perder de vista a sustentabilidade”, pontua o gestor.

SELEÇÃO – Os interessados podem inscrever até três projetos ou protótipos de inovação, sendo distribuídos cinco ingressos para participação da equipe de cada proposta selecionada. Uma comissão irá avaliar as inscrições de acordo com os seguintes critérios: grau de maturidade tecnológica (TRL), ineditismo; resultados práticos alcançados de interesse produtivo; benefícios gerados (patentes, empreendedorismo, projetos com empresas desenvolvidos); aderência às temáticas do evento.

As inscrições serão confirmadas via e-mail até 20 de maio, com os respectivos cronogramas para as apresentações dos projetos no evento. A aprovação na seleção não assegura ajuda de custo para deslocamento, estada, alimentação ou quaisquer outras despesas.

ECOSSISTEMA O Iguassu Valley atua por meio de uma governança regional, que integra cinco instituições de ensino e pesquisa, duas instituições governamentais, 19 ambientes promotores de inovação e 28 empresas e startups. Esse ecossistema de inovação atua em rede para promover um ambiente favorável para o crescimento socioeconômico do Oeste paranaense.

O Summit Iguassu Valley 2024 é realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi), com o apoio de instituições governamentais e de representação de classe. De forma simultânea, acontece o Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável (Films), com foco no desenvolvimento da América Latina.

Serviço:

Summit Iguassu Valley 2024 - Mostra Universitária

Inscrição de projetos e protótipos: até 13 de maio – Edital AQUI

Confirmação das inscrições: até 20 de maio

Áreas de interesse: Agronegócios, educação, ESG, logística, transição energética e turismo