Estado libera R$ 5,2 milhões para ampliação da Fundação Hospitalar da Fronteira

O principal objetivo das obras é garantir maior suporte assistencial aos moradores do município e região. Atualmente, o hospital realiza uma média de 900 atendimentos ambulatoriais por mês. Com a conclusão da ampliação, é esperado que o número possa chegar a 1.400.
Publicação
10/05/2024 - 14:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), autorizou nesta sexta-feira (10) as obras de ampliação e reforma da Fundação Hospitalar da Fronteira, no município de Pranchita, no Sudoeste do Paraná. Os investimentos destinados para a ação são de R$ 5,2 milhões.

O principal objetivo das obras é garantir maior suporte assistencial aos moradores do município e região. Atualmente, o hospital realiza uma média de 900 atendimentos ambulatoriais por mês. Com a conclusão da ampliação, que irá elevar a estrutura de 2.352 m² para 3.117 m², é esperado que o número de procedimentos possa chegar a 1.400.

Entre os espaços a serem ampliados estão o pronto-socorro, centro cirúrgico e centro de parto humanizado. Uma nova sala de emergência, além de nova central de materiais esterilizados, também estão previstas para serem construídas.

"Esse é o espírito da regionalização dos serviços de saúde, que levamos a todos os 399 municípios do Paraná. Este é um hospital de mais de 30 anos e que agora, com as recomendações do governador Ratinho Junior, recebe um grande reforço para fazer ainda mais pela saúde de toda a população", ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que assinou a autorização.

Atualmente, a Fundação Hospitalar da Fronteira dispõe de 40 leitos, sendo 11 de clínica geral, oito de saúde mental, seis de pediatria, nove de cirurgia geral, cinco obstétricos e um de isolamento. Com a ampliação, a unidade passará a contar com 51 leitos, aumentando a disponibilidade nos serviços de enfermaria.

O investimento contempla também a reforma predial da fundação, o que inclui pintura e otimização da rede elétrica, visando adequar o hospital a padrões modernos e garantir maior conforto para os pacientes. "Hoje é um dia especial para os moradores de Pranchita. Estes recursos irão tornar esse sonho antigo em realidade. Expresso minha profunda gratidão ao governo estadual que sempre esteve de portas abertas para nós", disse o prefeito Eloir Nelson Lange.

PRESENÇAS – Participaram do evento o secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara; o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Natalino Avance de Souza; os deputados estaduais Ademar Traiano (presidente da Assembleia Legislativa) e Luiz Corti; além de prefeitos, vereadores e lideranças locais.

GALERIA DE IMAGENS