Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná retomam atividades com reuniões técnicas em abril

Os encontros dos Comitês de Bacias Hidrográficas Alto Ivaí, Piquiri e Paraná 2, e Paraná 3 serão realizados por meio de videoconferência e abrem a temporada de discussões sobre a gestão da água em 2024.
Publicação
27/03/2024 - 14:40

Confira o áudio desta notícia

Três Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) do Paraná – Alto Ivaí; do Piquiri e Paraná 2; e do Paraná 3 – retomam suas atividades na próxima semana. Essas serão as primeiras discussões técnicas do ano e terão como pauta, entre outros itens, o planejamento de ações para 2024 com foco na melhoria da gestão dos recursos hídricos do Estado.

Na segunda-feira (1º), às 9 horas, ocorre a 8ª reunião ordinária do CBH Alto Ivaí. O encontro será virtual, com transmissão por meio do YouTube. Na terça-feira (2), também a partir das 9 horas, é a vez do CBH Piquiri e Paraná 2 realizar a sua 9ª reunião ordinária, também por meio de videoconferência, que poderá ser acompanhada AQUI.

Na sexta-feira (5), no mesmo horário, o CBH Paraná 3 organiza sua 36ª reunião ordinária. A transmissão será por meio deste LINK.

GESTÃO DA ÁGUA – Os CBHs são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH/PR, e têm o objetivo de contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídrico na sua área de atuação a fim de garantir o controle social da gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9.130/2010.

Eles são constituídos por representantes do Poder Público, setores usuários e Sociedade Civil Organizada, os quais compartilham responsabilidades na gestão dos recursos hídricos.

As reuniões estão previstas no plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês com o apoio técnico e financeiro, além de atuar na secretaria-executiva.

GALERIA DE IMAGENS