Governador Ratinho Junior determina auditoria na folha de pagamentos do Estado do Paraná

22/01/2019
O governador Carlos Massa Ratinho Junior determinou a contratação de uma auditoria externa, por meio de pregão eletrônico, para avaliar as folhas de pagamento dos servidores ativos do Poder Executivo e inativos da Paranaprevidência, de todos os Poderes. O anúncio foi feito nesta terça-feira, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, antes da reunião de trabalho com o secretariado. A contratação da auditoria será feita pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência. Segundo o governador, com base em dados de outros estados que adotaram a medida, há uma estimativa de equívocos de 2% na folha de pagamento, mas o percentual exato só será conhecido após a avaliação final. A medida atinge os 175 mil servidores ativos e 122 mil inativos. A folha de pagamento mensal do Poder Executivo é de 1 bilhão e 200 milhões de reais para ativos e 700 milhões de reais para aposentados e pensionistas. Ratinho Junior disse que o propósito da auditoria é revisar os gastos e detectar eventuais pagamentos equivocados.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//A expectativa do governo é de que os trabalhos comecem nos próximos 60 dias e que alguns relatórios sejam entregues ainda no primeiro semestre deste ano, principalmente o de comparação entre a base cadastral da folha da Paranaprevidência e o cadastro de óbitos, a análise da frequência dos servidores nas secretarias e o pagamento de horas extras. O governador comandou, nesta terça-feira, a terceira reunião de secretariado, onde o secretário de Estado de Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, fez uma apresentação das ações da pasta nestas primeiras semanas de governo. Ele destacou cinco ações prioritárias que estão a cargo da secretaria, sendo uma delas a formatação do projeto de reforma administrativa, que vai reduzir de 28 para 15 o número de secretarias de Estado.// SONORA VALDEMAR BERNARDO JORGE//O secretário também ressaltou a organização da prestação de contas do governo, referente ao ano passado, que precisa ser concluída até março para a entrega aos órgãos de controle. Outras atividades realizadas pela equipe de planejamento são a elaboração do Plano Plurianual e o acompanhamento das operações de crédito realizadas pelo Estado. O secretário do planejamento destacou, ainda, que o governo aguarda a aprovação, em redação final, do projeto de lei que trata de Parcerias Público-Privadas para dar sequência à regulamentação da nova legislação, que vai permitir atrair investimentos ao Estado. Indicado como líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Hussein Bakri, também fez uma explanação do trabalho que será feito junto à base parlamentar do governo a partir do mês que vem, quando se inicia uma nova legislatura. (Repórter: Priscila Paganotto)