Em Pinhão, no sul do Paraná, governador Ratinho Junior destaca capacidade de modernização da Copel

22/01/2019
O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve, nesta terça-feira, na estrutura da Copel em Pinhão, na região Centro-Sul do Paraná. Ele foi à Usina Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, a maior da Copel, com 1.676 megawatts de potência. A usina está localizada no Rio Iguaçu, a 240 quilômetros de Curitiba, e começou a operar em 1980, então denominada Foz do Areia. Com a construção, foi desativada a Usina Salto Grande do Iguaçu, primeiro aproveitamento no Rio Iguaçu, que funcionou de 1967 a 1979. O governador destacou a importância da usina, que completa 40 anos no ano que vem, e a permanente modernização da Copel.// SONORA RATINHO JUNIOR.//

Ratinho Junior também visitou o Jardim Botânico de Faxinal do Céu, que abriga uma das mais completas coleções de plantas de clima temperado do Paraná e uma das melhores do Brasil, reconhecida nacional e internacionalmente. Inicialmente chamado de Horto Florestal de Faxinal do Céu, ele fica localizado na vila que abrigou os operários responsáveis pela construção da Usina Bento Munhoz da Rocha. Além desta unidade, a Copel também desenvolveu os Hortos de Segredo, na Usina Governador Ney Braga, e Caxias, na Usina Governador José Richa, que representam com fidelidade as formações florestais que ocorrem ao longo do Rio Iguaçu, demonstrando a gradação do clima mais frio e úmido para o quente e seco. Os três espaços somam 18 hectares de área manejada e representam um verdadeiro “berçário” verde, onde se pode produzir anualmente cerca de 300 mil mudas de 800 espécies de plantas exóticas e nativas. Elas são usadas para plantios promovidos pela Copel por meio dos programas Florestas Ciliares e Florestas Urbanas, além de serem utilizadas como instrumento de educação ambiental em datas comemorativas relacionadas ao meio ambiente. (Repórter: Wyllian Soppa)