Novos soldados destacam qualidade da formação e afirmam estar preparados

Confira o áudio desta notícia


O governador Beto Richa participou da solenidade de formatura de novos policiais militares em Maringá, na presença de autoridades e da paraninfa da turma, Cida Borghetti.foto Orlando Kissner ANPR 10/01/2017.

A preparação intensa e a ênfase no policiamento comunitário foram destacadas pela policial Cristiane Martin Vieira, que está entre os 2.736 novos profissionais incorporados ao contingente da Polícia Militar do Paraná, nesta semana. Cristiane faz parte do grupo de 373 policiais e bombeiros que atuarão na região Noroeste e que, nesta terça-feira (10) receberam o governador Beto Richa para a solenidade de formatura.
“A policia é bem preparada e estamos aqui para proteger a vida de todos. Confiem no nosso trabalho. Hoje realizo um sonho e espero fazer o melhor pela população”, afirmou Cristiane. A turma, nominada "Sentinelas do Noroeste do Paraná", é composta por 339 policiais e 34 bombeiros militares, tem como paraninfa a vice-governadora Cida Borghetti e atuará no 3º Comando Regional da PM, que tem jurisdição sobre 116 municípios do Noroeste.
O governador Beto Richa destacou a qualidade da formação dos novos soldados, que passaram por curso de 1.500 horas-aula, ao longo de dez meses, incluindo estágios operacionais, em que atuaram sob supervisão de superiores. “Posso assegurar que ao término desse curso de formação temos policiais e bombeiros preparados e qualificados. Os mais bem preparados do Brasil”, afirmou o governador.
“Dias marcantes para o Paraná. A formatura de quase 2.800 policiais e bombeiros reforçam o comprometimento do Governo do Estado com a questão da segurança. São homens e mulheres treinados , preparados e bem equipados para atender bem a nossa população" afirmou Cida Borghetti.
Bruna Sorato, que se formou como bombeiro militar, também ressaltou a formação e o treinamento intenso. “Agora temos uma expectativa muito boa, todos batalhamos para chegar até aqui. Estamos preparados para o trabalho nas ruas e no quartel. A sociedade espera o melhor resultado da gente”, disse ela.
“Além de um trabalho que a sociedade respeita, também somos gratificados pelas nossas tarefas. Enfrentamos muitos desafios na formação e saímos preparados para atender a população da melhor maneira possível”, afirmou Diogo Leonardo Silva, que também se formou bombeiro militar.
DIFERENCIAL – O governador Beto Richa afirmou que a ampliação do trabalho da segurança pública, com o aumento do efetivo da Polícia Militar, é mais uma demonstração clara da situação diferenciada do Paraná. “Em um momento de crise financeira nacional, em que estados têm dificuldades para honrar seus compromissos e até mesmo pagar seus servidores, o Paraná não só paga em dia como contrata novos servidores para garantir serviço cada vez melhor e com qualidade à população”, afirmou.
Nesta semana, informou, foram abertas inscrições para contratação de profissionais para a Polícia Científica. Richa destacou que, além de mais profissionais, o Estado já está licitando mais 1.100 viaturas novas e locou outras 250 unidades. “Também compramos coletes balísticos, armas, munições, além de 865 pistolas da marca Glock, com um investimento do Governo do Estado que chegou a R$ 1,5 milhão. “Estamos adquirindo armas de longo alcance”, disse Richa.
SUPORTE ADEQUADO - O comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato, afirmou que a compra de armamentos - submetralhadoras, fuzis, carabinas calibre 12 – dão suporte adequado para o enfrentamento da criminalidade mais qualificada. “Hoje, com estas armas, a PM está em condições de fazer enfrentamento da violência mais organizada. Temos preocupação com municípios pequenos, que são mais vitimas destas quadrilhas, mas temos certeza que com planejamento especifico vamos dar respostas adequadas, agregando estes oficiais que agora ingressam de modo definitivo nas atividades operacionais”, afirmou Tortato.
MELHORAR – O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, disse que a ampliação do contingente da PM na região é a boa notícia neste início de gestão. “Um dos temas de maior preocupação da população é a segurança e, agora, com a ampliação do contingente, certamente vai melhorar bastante”, disse ele.
A presença policial preventiva e ostensiva tem impacto direto na redução dos índices de criminalidade, segundo o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita. “Esse efetivo entra com muita vontade de trabalhar e, então, temos de fato um grande reforço”, afirmou o secretário.
FORMATURAS - Além de Maringá, nesta terça-feira foi realizada, também, a solenidade de formatura em Londrina, para a turma que atuará no Norte. Nesta terça-feira, o governador participa das formaturas em Cascavel e Ponta Grossa.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade em Maringá o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Junior; o chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho Casitas; a chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Paraná e diretora de ensino na corporação, Audilene Rosa Dias Rocha; o coronel Antônio Roberto dos Anjos Padilha, que responde pelo 3º Comando Regional da Policia Militar; os deputados estaduais Fernando Escanavaca, Alexandre Curi, Mauro Moraes, Dr. Batista e Luis Claudio Romanelli e o presidente da Câmara Municipal de Maringá, Mário Hossokawa.

Confira a galeria de fotos desta notícia

Acesse a galeria de fotos

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro
Paraná informa