IAP divulga boletim de balneabilidade do Litoral

Confira o áudio desta notícia


O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou nesta quinta-feira (18) o terceiro boletim de balneabilidade do Litoral da temporada. Foto Jonas Oliveira/ANPr
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou nesta quinta-feira (18) o terceiro boletim de balneabilidade do Litoral da temporada. Os resultados das amostras coletadas por técnicos do órgão mostram que a maioria dos locais monitorados mantém a qualidade da água própria para banho.
Dos 47 pontos apenas um, que representa apenas 200 metros de toda a orla, é impróprio para banho. O ponto com concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) em desacordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) é a Ponta da Pita, localizada em Antonina.
Além dos pontos monitorados e divulgados nos boletins de balneabilidade, o órgão também monitora e sinaliza outros locais do Litoral que historicamente são considerados impróprios para banho durante todo o ano.
O IAP orienta para que ao alugar uma casa para passar a temporada no Litoral o veranista verifique se está ligada à rede de esgoto ou se as fossas estão limpas corretamente. Com essas medidas simples os veranistas podem contribuir com a manutenção da boa qualidade da água para banho nas praias.
O boletim da Costa Oeste e Norte será emitido todas as sextas-feiras. Na semana do Natal e Ano-Novo os boletins serão emitidos nas quartas-feiras (24 e 31) do Litoral e nas sextas-feiras (26 e 2) do Interior.
SINALIZAÇÃO - No Litoral, os veranistas podem acompanhar a qualidade das águas nas bandeiras instaladas na orla, em totens eletrônicos e outros serviços do Governo do Paraná.
A bandeira de cor vermelha significa que a água está imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direta da sinalização. A azul indica que a água possui boas condições e pode ser aproveitada pelos banhistas.
Os veranistas também podem obter essa informação no site do IAP (www.iap.pr.gov.br) e nos comércios locais.
Confira o boletim em anexo.
Boletim balneabilidade
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Confira a galeria de fotos desta notícia

Acesse a galeria de fotos

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro
Paraná informa