Copel lança aplicativo para tablet e smartphone

Confira o áudio desta notícia


Copel lança aplicativo para tablet e smartphone. Foto: Copel
A popularização dos dispositivos portáteis conectados à internet levou a Copel a investir em mais um canal de atendimento aos consumidores. Já em operação, o aplicativo gratuito Copel Mobile leva os serviços online e as funcionalidades do SMS a tablets e smartphones equipados com o sistema operacional Android. Até o final deste ano, haverá uma versão para o sistema iOS, que equipa os iPhones.
O aplicativo responde ao uso cada vez mais comum dos aparelhos portáteis para realizar tarefas do dia a dia. Em um ano, o acesso ao site da Copel por meio de tablets e smartphones cresceu 500%, e já ultrapassa os 20 mil acessos mensais. Destes, cerca de 5% acessam a área de serviços online, quantidade que a Copel espera multiplicar por dez até o final deste ano.
Comodidade para o cliente e redução de custos para a concessionária são as maiores vantagens do novo canal, segundo o diretor de Distribuição, Pedro Augusto do Nascimento Neto. “Ao facilitar o contato gratuito por meios virtuais, que evitam a espera em filas e permitem a solicitação imediata de serviços, a Copel trabalha pela satisfação de seus clientes ao mesmo tempo em que racionaliza o fluxo de outros canais, como agências e atendimento telefônico, melhorando o tempo e a qualidade do atendimento em todas elas”.
SERVIÇOS - Entre os serviços já disponíveis, o Copel Mobile oferece a consulta de débitos e informação do IPTE (código de barras) para pagamento virtual de fatura, além da possibilidade de informar falta de energia - facilidade que aproveita a estrutura de atendimento recentemente montada para receber SMSs enviados por celular.
Nos próximos meses, novos serviços serão acrescidos, como pedido de religação, consulta a desligamentos programados, atualização de cadastro, escolha da data de vencimento da fatura e consulta a endereços e horários de atendimento de agências e postos de atendimento.
MOBILE - O aplicativo Copel Mobile pode ser baixado no site Google Play (antigo Android Market). A senha de usuário é a mesma utilizada na área de Serviços Online da Copel. Para cadastrá-la, basta acessar www.copel.com e informar o número da unidade consumidora e o CPF ou CNPJ.
Uma vez instalado o aplicativo e criada a senha, é possível cadastrar todas as unidades consumidores sob responsabilidade do cliente.
ACESSO À REDE - 40,5% dos paranaenses costumam acessar a internet. Os principais meios de acesso são o computador (96,8%), celular ou smartphone (22,1%) e tablet (5,9%)¹. Com o crescimento na venda de smartphones e tablets, o acesso à internet móvel no país dobrou no período de um ano².
No Brasil, o número de smartphones chegou a 21 milhões no final de 2011, e já corresponde a 8,5% das 242 milhões de linhas de telefone celular ativas³.
O mercado de smartphones cresceu 84% em 2011 no Brasil. A estimativa é de aumentar 73% em 2012, tornando o Brasil o quarto maior mercado mundial em 20164.
¹ Pesquisa Abradee 2011
² Balanço Huawey da Banda Larga 2011
³ Relatório de Inteligência de Mercado Mobile
4 IDC
COPEL NA INTERNET - 8,2% dos consumidores com acesso à internet já entraram no site da Copel, 51% destes para obter segunda via da fatura de energia¹.
241% foi o aumento no número de acessos ao site da Copel em um ano. O acesso por tablet ou smartphone cresceu 500% no período².
A área de Serviços Online da Copel recebe 500 mil solicitações por mês, das quais 1 mil são feitas via tablet ou smartphone. A Copel quer aumentar essa taxa em 10 vezes até o fim do ano.
¹ Pesquisa Abradee 2011
² Google Analytics (jan/11-fev/12)

Confira a galeria de fotos desta notícia

Acesse a galeria de fotos

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro
Paraná informa