Outubro Rosa

Novos secretários assumem em cerimônias de transmissão de cargo

Curitiba, 03-01-2011 - Reinaldo de Almeida César assume a Secretaria da Segurança Pública. Foto: Ricardo Corradini

Os novos secretários de Estado nomeados pelo governador Beto Richa participaram, nesta segunda-feira (3) e terça-feira, de cerimônias de transmissão de cargo. Na Segurança Pública assumiu Reinaldo de Almeida César; no Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri; na Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, na Cultura, Paulino Viapiana; na Agricultura, Norberto Ortigara e, na Justiça e da Cidadania, Maria Tereza Uille Gomes;no Meio Ambiente, Jonel Iurk; no Trabalho, Emprego e Promoção Social Luiz Claudio Romanelli; no Transporte e Obras Públicas, que juntas formarão a nova Secretaria de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho e na Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.
Abaixo, os detalhes das cerimônias.
Reinaldo de Almeida César assume Segurança Pública
Com uma reunião realizada em seu gabinete, o secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, assumiu o cargo e deu início aos trabalhos na pasta. A reunião contou com a participação do coronel Marcos Teodoro Scheremetta, indicado para assumir o Comando Geral da Polícia Militar, e do delegado Marcus Vinicius Michelotto, indicado para o cargo de Delegado Geral do Departamento de Polícia Civil.
Cezar Silvestri assume Desenvolvimento Urbano
Ao assumir o cargo de secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), o deputado federal Cezar Silvestri garantiu que será exigente e intolerante quanto ao dinheiro público. “Não tenho como agir de outra forma: por obrigação, por ofício e por dever, terei que ser, e serei, extremamente exigente e intolerante nas ações que tratam do dinheiro público”, disse.
Em discurso curto e direto, Silvestri agradeceu o voto de confiança recebido do governador Beto Richa. “Aprendi, ao longo da minha vida pública que confiança não se trinca, quanto menos se quebra. Por esta razão não tenho o direito de decepcionar o governador, como também não tenho o direito de decepcionar todos aqueles que confiaram em mim, ao longo de toda a minha vida pública”, enfatizou.
Silvestri já deixou claro como deverá ser sua forma de trabalho. “Quero, junto com toda a equipe, desenvolver um trabalho diferenciado, dando continuidade ao bom trabalho que já vem sendo feito na Secretaria. Quero uma equipe motivada e criativa, para que possamos deixar nossa marca na Sedu. Tenho certeza que poderei contar com uma equipe experiente que poderá ter, no secretário Cezar Silvestri, um amigo e um companheiro de trabalho”, concluiu.
Ricardo Barros assume Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul
Ricardo Barros recebeu o cargo do ex-secretário Virgílio Moreira Filho. O evento foi prestigiado por mais de 200 pessoas entre políticos, empresários e representantes de federações, sindicatos e órgãos de todo o Estado. Ele afirmou que o trabalho a frente vai seguir as diretrizes apresentadas na campanha pelo governador Beto Richa com o foco no fortalecimento das indústrias já instaladas no Paraná, na atração novos investimentos e, principalmente, na interiorização da industrialização.
“Precisamos gerar mais e melhores empregos nos pequenos e médios municípios do nosso Estado. Locais onde nossos jovens possam ter o acesso ao seu primeiro emprego e assim aprender um ofício. Gerar oportunidade para que os jovens possam continuar convivendo com as suas famílias, mantendo as suas raízes, construindo um ambiente familiar saudável”, disse.
Ricardo Barros definiu a SEIM como uma “secretaria de articulação” e adiantou que vai trabalhar junto com outras secretarias e órgãos do Estado para atrair novas indústrias e fortalecer aquelas já instaladas no Paraná. “Entre outras ações, precisamos adequar a nossa política fiscal para melhorar a competitividade do Estado. Vamos trabalhar para retomar o Paraná como destino de investimentos quem vem para o Brasil”, frisou.
Paulino Viapiana assume a Cultura
Paulino Viapiana tomou posse em solenidade foi realizada no Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná. Ele justificou a escolha do local para a transmissão do cargo por ser a mais antiga identificação da cultura, simbolizando todas as manifestações culturais. A ex-secretária Vera Mussi agradeceu aos colaboradores de seu governo e desejou sucesso ao sucessor.
Viapiana adiantou alguns pontos de seu plano de governo. Entre as propostas está a criação da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, como a lei municipal em vigor, que funciona através da renúncia fiscal. “A criação desta lei será fundamental para o fomento da cultura no Paraná”, avalia, acrescentando que pretende criar o Conselho Estadual de Cultura, cujo órgão terá a função de promover a gestão e a fiscalização da política cultural.
Outro compromisso de Viapiana é a descentralização do governo com objetivo principal de ampliar a ação cultural no Paraná. “Os produtos devem ser acessíveis a toda a comunidade. A cultura deve ganhar espaço nas ruas, como a Virada Cultural, promovida em novembro, e que teve 350 atrações durante 24 horas.”
O secretário destacou também a importância de três verbos: informar, discutir e criar. “Não pretendo fazer cultura oficial, imposta de cima para baixo. O desafio é promover a cultura com modelo de gestão. O grande desafio é oferecer o acesso à informação e conhecimento. Que a cultura chegue às pessoas. Esse é o dever do Estado”.
Norberto Ortigara assume a Agricultura
O economista Norberto Anacleto Ortigara assumiu a pasta da Agricultura e do Abastecimento em substituição ao engenheiro agrônomo Erikson Camargo Chandoha. A cerimônia de transmissão de posse, bastante prestigiada com a presença do vice-governador Flavio Arns e cerca de mais de 500 pessoas, ocorreu na sede do Instituto Emater, em Curitiba.
Ortigara afirmou que não abre mão do trabalho em parceria com as cooperativas, sindicatos rurais patronais e de trabalhadores rurais e dos movimentos sociais. Em sua gestão, pretende dar prioridade a parcerias com instituições públicas e privadas, a transparência e promover a melhoria do ambiente de negócios no campo. Os integrandes da equipe da Seab são: chefe de gabinete, Vera da Rocha Zardo; direção geral, Otamir Cesar Martins; departamento de fiscalização, Marco Antonio Teixeira Pinto; departamento de economia rural, Otmar Hubner; departamento de desenvolvimento agropecuário, Rômulo de Assis Lima.
Maria Tereza Uille Gomes assume Justiça e da Cidadania
A procuradora da Justiça Maria Tereza Uille Gomes tomou posse como secretária da Justiça e da Cidadania. Comprometida com as diretrizes do governo Beto Richa, Maria Tereza agradeceu ao governador do Paraná, à indicação de seu nome para assumir a pasta.
“Nosso desafio será efetivar a escolarização e formação profissional nas penitenciárias, transformar as unidades em modelos industriais, criar num primeiro momento, seis mil vagas a fim de absorver presos que possam ingressar no Sistema Penitenciário, implantar o monitoramento eletrônico de presos, promover a discussão de proposta legislativa dentro do Conselho Penitenciário, sobre o processo de execução da pena, de forma eficaz e ágil”, disse.
“Também vamos revitalizar os conselhos da comunidade, estabelecer parcerias com universidades do todo o estado, firmar políticas públicas antidrogas, revitalizar o conselho do idoso e das vítimas de violência doméstica, o programa de proteção à testemunha e de defesa ao consumidor e valorizar o servidor desta casa”, enumerou a nova secretária, que coloca a regulamentação e implantação da Defensoria Pública como o maior desafio de sua administração frente à Secretaria. “É preciso dar acesso à Justiça as pessoas necessitadas de forma ágil, idônea e legal. Só assim, teremos um novo modelo de gestão pública”, concluiu.
Jonel Iurk assume a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná
O novo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Jonel Nazareno Iurk, assumiu o cargo em Curitiba. Na mesma solenidade foi empossado o presidente do Instituto das Águas do Paraná, Marcio Nunes.
“O Sistema Sema é dotado de um corpo de servidores de altíssima qualificação e comprometimento com a sociedade paranaense. Desta forma, vamos interagir com todas as forças da sociedade capazes de contribuir para a proteção e a melhoria do meio ambiente de forma transversal e participativa”, declarou o secretário Jonel Iurk.
Em seu discurso o secretário do Meio Ambiente disse que a justa medida de sustentabilidade para o Paraná do governador Beto Richa, propõe a maior integração possível com todos os agentes e arranjos produtivos, nas suas mais diferentes formas de organização para o campo e a cidade, e uma gestão ambiental compartilhada entre União, Estado e Municípios.
Durante a transmissão de cargo, Jonel Iurk, parabenizou a nomeação de Tarcísio Mossato Pinto para o IAP e Marcelo Nunes para o Instituto das Águas do Paraná. “Não lhes faltará apoio da minha parte, seja como dirigente ou como técnico, para juntos, cumprirmos com os compromissos assumidos pelo governador Beto Richa com o povo do Paraná”, finalizou o secretário. Romanelli é empossado na Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social
O novo secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Luiz Claudio Romanelli, tomou posse nesta segunda-feira (03). Ao assumir o cargo, Romanelli falou sobre seu trabalho na implantação e defesa do salário mínimo regional. “Lutamos nos últimos cinco anos pelo mínimo regional, que é uma grande conquista. Vamos continuar com esse trabalho, fazer com que o mínimo regional seja instrumento para superar a desigualdade social, tendo em vista o efeito benéfico que ele tem sobre a economia paranaense e a renda do trabalhador. Vamos trabalhar intensamente também na geração de novos empregos”, afirmou.
Romanelli destacou ainda que o governo Beto Richa quer estabelecer boas parcerias com governo federal. “Temos o desafio de trazer recursos para o Paraná para desenvolver os nossos bons projetos”, completou.
Fernanda Richa toma posse como secretária da Família e Desenvolvimento Social
A primeira-dama do Paraná, Fernanda Richa, tomou posse como secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social na tarde desta segunda-feira (3). A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria Estadual da Criança e Juventude, no bairro Batel, e contou com a presença de autoridades e servidores estaduais. Fernanda Richa assumiu o cargo de Thelma de Oliveira, que respondia pela pasta da Criança e Juventude e pelo Instituto de Ação Social do Paraná (IASP).
“A igualdade de oportunidade e a inclusão social dos grupos, constituem sem dúvida, prioridade central deste Governo”, afirmou Fernanda Richa. “A partir de hoje nossas iniciativas serão compartilhadas democraticamente e debatidas com todos os 399 municípios, reafirmando assim, os laços profundos que nos uniu”.
José Richa Filho assume Secretaria dos Transportes e de Obras Públicas
O novo secretário de Estado dos Transportes, José Richa Filho, que também responderá pela secretaria de Obras Públicas, tomou posse nesta terça-feira (04), no auditório da Secretaria. Juntos, Transportes e Obras formarão a Secretaria de Infraestrutura e Logística, criada pelo governador Beto Richa.
José Richa Filho disse que a decisão oficial por investimentos em infraestrutura e logística deve significar a retomada do desenvolvimento que o Paraná merece.
“A nova Secretaria deve ser instrumento para o novo Paraná que queremos”. Richa Filho falou em ações integradas com todas as secretarias de governo, em buscar apoio dos deputados federais e estaduais, diálogo com os prefeitos e parcerias com o empresariado, com outros governos e organismos internacionais para conquistar novos investimentos que beneficiem a população paranaense.
O Secretário disse que o desenvolvimento se dará com planejamento, foco nos resultados e trabalho alinhado com a visão do Plano de Governo 2011-2014 da gestão Beto Richa. “Vamos promover a integração dos modais rodoviário, ferroviário, hidroviário e aeroviário do Paraná, que são segmentos importantes da economia para alavancar o crescimento e a competitividade”, afirmou.

Confira a galeria de fotos desta notícia

Acesse a galeria de fotos

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro
Paraná informa