Paraná conquista 48 medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros

Confira o áudio desta notícia


Paraná conquista 48 medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros. Foto:  Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU)
© Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU)

A delegação do Paraná conquistou 48 medalhas na 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Brasília. Durante oito dias, os atletas paranaenses puderam conviver com acadêmicos de 400 instituições de ensino superior dos 26 estados e do Distrito Federal. Com 143 membros, entre atletas, técnicos e dirigentes, o Paraná trouxe 13 medalhas de ouro, 19 de prata e 16 de bronze, nas modalidades de atletismo, judô, karatê, natação, handebol, futsal, voleibol, basquetebol. Confira as medalhas conquistadas pela Delegação do Paraná.

Seis bolsistas do Geração Olímpica e Paralímpica, programa do Governo do Estado, trouxeram 14 medalhas para o Paraná. É o maior programa em nível estadual de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta e conta com o patrocínio exclusivo da Copel.

Para participar da etapa nacional, os estudantes disputaram os Jogos Universitários do Paraná (Jups) em agosto deste ano, em Apucarana – competição realizada pelo Governo do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte, com apoio da Federação Paranaense do Desporto Universitário (FPDU). O evento marcou a retomada do esporte no Estado e teve a participação de 50 equipes, de 11 universidades, com mais de 500 pessoas envolvidas, entre atletas, dirigentes e árbitros.

“Essa competição foi um resgate do movimento esportivo universitário pós-pandemia. Além da oportunidade de integração e busca por resultados esportivos, é preciso lembrar que 3.500 estudantes estão no ensino superior e alguns têm essa oportunidade por meio de bolsas de estudo. É importante os estudantes pensarem no seu futuro depois da fase esportiva, assim contribuindo para a sociedade”, destaca o presidente da FPDU, Ney de Lucca Mycking.

BOLSISTA Entre os atletas, está Alessandra Marchioro, veterana na competição e bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica. Ela está no último ano de Educação Física pela Unicesumar, de Maringá, e voltou de Brasília com cinco medalhas pela natação: 50 metros peito (prata), 50 metros livre (prata), revezamento 4x100 metros livre (prata), revezamento 4x100 medley (bronze) e revezamento 4x200 metros livre (bronze).

“Ser atleta é difícil. São muitos gastos e muita abdicação. A faculdade ajuda com uma bolsa de 50% e na rotina de viagens com competições. A bolsa do programa Geração Olímpica me ajuda muito. Nos últimos tempos, principalmente na época de pandemia, a bolsa me ajudou absurdamente para custear meus gastos”, explica Alessandra.

PRÓXIMA ETAPA – A Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) confirmou que os Jogos Mundiais Universitários 2021 não serão realizados este ano. Agora, o maior evento multiesportivo para estudantes atletas está programado para acontecer entre 26 de junho e 7 de julho de 2022, na China.

Confira a galeria de fotos desta notícia

Acesse a galeria de fotos

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro
Paraná informa