Outubro Rosa

Planejamento da Acim ajuda a inspirar mudanças no Paraná, afirma governador

Confira o áudio desta notícia


Governador Carlos Massa Ratinho Junior participa da reinauguração da sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, ACIM -  Maringá, 27/09/2021  -  Foto: Ari Dias/AEN
© Ari Dias/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta segunda-feira (27) da cerimônia de reinauguração da sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e destacou que o trabalho da entidade, de apoio ao planejamento do município do Noroeste, serve como inspiração para o desenvolvimento do Paraná para os próximos 30 anos.

Ratinho Junior explicou que esse trabalho integrado entre a iniciativa privada, sociedade civil organizada e a administração pública, que tem na Acim uma peça importante, principalmente após a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), foi o que levou o Governo do Estado a instituir o Conselho de Desenvolvimento Empresarial e de Infraestrutura do Paraná

Criado por meio de decreto estadual em dezembro de 2019, o conselho foi oficialmente instituído em julho do ano passado com o objetivo de criar linhas estratégicas de desenvolvimento com foco na modernização do Estado, geração de riquezas, justiça social e ampliação do bem-estar da população.  

“O poder público não tem uma cultura planejamento a médio e longo prazo. Maringá, ao contrário disso, trouxe essa inovação ao Brasil e se tornou grande referência em planejamento, graças também à atuação de entidades como a Acim”, disse Ratinho Junior.

“Isso nos inspirou a pensar o Paraná de 2030, 2040 e 2050, além de levar esse modelo de participação que deu certo em Maringá a outras cidades paranaenses”, afirmou.

Esse trabalho, salientou o governador, já traz frutos para a economia do Paraná, mesmo com os desafios para superar a pandemia de Covid-19 e também com os impactos da calamidade hídrica, causada por uma das piores estiagens da história do Estado.

“Mesmo com esse cenário, o PIB do Paraná cresceu 4,2% no primeiro semestre do ano, um dos melhores do Brasil. Também fechamos os primeiros seis meses com a maior geração de empregos da década, com mais de 118 mil novas vagas”, destacou.

MARINGÁ-IGUARAÇU – Ratinho Junior ressaltou ainda a parceria da entidade com o Governo do Estado para tirar do papel a obra de duplicação da PR-317, entre Maringá e Iguaraçu. A Acim fez a doação do anteprojeto da obra, que foi utilizado como base para a licitação do projeto de engenharia e da execução da duplicação, na modalidade Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi).

O Departamento de Rodagens do Paraná (DER/PR) já homologou a licitação, e a obra deve receber investimentos de R$ 183,4 milhões do Governo do Estado. A duplicação terá extensão de 21,82 quilômetros, com cinco quilômetros de vias marginais, três interseções em desnível, cinco retornos, duas passarelas e a duplicação da ponte sobre o Rio Pirapó.

Além disso, já estão sendo contratados projetos para a continuidade da modernização, de Iguaraçu até a divisa com São Paulo.

ACIM – Fundada em 1953, dois anos após a emancipação política de Maringá, a Acim sempre teve um trabalho atuante com foco no desenvolvimento econômico da cidade. “A Acim iniciou os trabalhos no mesmo ano em que Maringá teve sua primeira gestão municipal, de forma que ela está desde o início da cidade ajudando no seu desenvolvimento”, afirmou o prefeito Ulisses Maia. 

Em 68 anos de história, a entidade passou por diversas transformações e por diferentes sedes. Ela funciona no mesmo local desde 2002, em um prédio no Centro da cidade construído em 1954, que abrigava anteriormente uma loja. A sede já tinha passado por uma reforma em 2011 e foi novamente ampliada, com nova revitalização, inclusive da fachada, que trouxe mais modernidade à estrutura.

Com isso, a nova estrutura totaliza quase 4 mil metros de área construída, distribuídos em três andares, onde é feito o atendimento e prestação de serviços para os mais de 4,5 mil associados. Entre as melhorias estão as salas de cursos, que ganharam tecnologia para abrigar a Escola de Negócios, que substitui o Centro de Capacitação. Também conta com auditório para mais de 200 pessoas, salas de reuniões, espaço gourmet, sala da superintendência e a sala da presidência.

“Depois de 68 anos da fundação da Associação Comercial, podemos olhar para o passado e perceber o quanto aquele período foi desafiador, pois tudo precisava ser feito na própria cidade, que também acabava de nascer”, disse o presidente da Acim, Michel Felippe Soares.

“Assim como Maringá cresceu de forma pujante, o espírito associativista também se consolidou. A entidade faz parte do DNA maringaense, por isso era necessário se modernizar para acompanhar o desenvolvimento do município”, afirmou. 

A nova estrutura totaliza quase 4 mil metros de área construída, distribuídos em três andares. Foto: Ari Dias/AEN

PRESENÇAS – Também acompanharam a cerimônia o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o secretário estadual da Saúde, Beto Preto; o presidente da Faciap, Fernando Moraes; os deputados federais Ricardo Barros e Ênio Verri; os deputados estaduais Soldado Adriano José, Do Carmo e Evandro Araújo; o vice-prefeito Edson Scabora; o presidente da Câmara, Mário Hossokawa; o reitor da UEM, Júlio Damasceno; e o presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo.

Confira a galeria de fotos desta notícia

Acesse a galeria de fotos

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro
Paraná informa