Outubro Rosa

Estado inicia capacitação de gestores da saúde sobre transparência e controle social

Confira o áudio desta notícia


Estado inicia capacitação de gestores da saúde sobre transparência e controle social. Foto: Américo Antonio/SESA
© Américo Antonio/SESA

A Secretaria estadual da Saúde iniciou nesta quinta-feira (16) o primeiro módulo da capacitação sobre o Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), realizado em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). A iniciativa busca aprimorar a transparência e a gestão dos recursos.

O primeiro módulo, que segue até a próxima semana, é direcionado para as Regionais de Saúde e gestores municipais, sob coordenação do Siops e do Fundo Estadual de Saúde (Funsaude), por videoconferência. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, participou da abertura e destacou a importância da legalidade nos procedimentos da administração, do controle interno e social do orçamento e das despesas na área.

“É uma importante ferramenta que temos para mostrar à população e órgãos de controle, a transparência total da gestão do Estado e dos municípios em relação aos investimentos financeiros em saúde. É do Estado que vem o dinheiro para contratar os serviços, pagar a folha dos servidores, que permite a realização de cirurgias e que leitos possam ser mantidos. Tudo isso tem que ser colocado de forma transparente. É essencial que todos os gestores e técnicos municipais participem”, afirmou o secretário.

TURMAS – O treinamento é dividido em duas turmas, a primeira participou nesta quinta-feira e segue nesta sexta (17) e reúne profissionais das macrorregiões Leste (Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Centro-Sul) e do Oeste do Paraná. Já a segunda, dias 23 e 24 deste mês, participam os profissionais das macrorregiões Norte e Noroeste.

SIOPS O Siops, desde a sua criação em 2000, constitui um instrumento para o acompanhamento e monitoramento dos valores aplicados pelos estados em Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS), a fim de verificar a aplicação de recursos exigida conforme Lei complementar nº 141/2012.

O sistema faculta os Conselhos de Saúde e à sociedade em geral a transparência e a visibilidade sobre a aplicação dos recursos públicos. Nenhum outro sistema de informação permite a consolidação de dados de Saúde no Brasil de forma semelhante. As informações produzidas são essenciais para aperfeiçoamento do SUS.

Confira a galeria de fotos desta notícia

Acesse a galeria de fotos

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro
Paraná informa