Outubro Rosa

Governador inaugura sede do 21º Batalhão da Polícia Militar de Francisco Beltrão

Confira o áudio desta notícia


Governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugura sede do 21º Batalhão da Polícia Militar de Francisco Beltrão. Foto: Jonathan Campos/AEN
© Jonathan Campos/AEN

Para melhorar o atendimento oferecido à população e oferecer estrutura adequada de trabalho aos policiais militares, o Governo do Estado investiu na construção da sede própria do 21º Batalhão da Polícia Militar (BPM) em Francisco Beltrão, no Sudoeste. A nova estrutura de quase 1.300 metros quadrados foi inaugurada e entregue pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta quinta-feira (09). 

A unidade recebeu recursos no valor de R$ 2,7 milhões para a concretização da obra, que até então funcionava em edificação antiga e inapropriada. “É responsabilidade do Estado manter um ambiente adequado para o trabalho da Polícia Militar. Há muitos anos era necessário erguer uma estrutura eficiente em Francisco Beltrão onde a Polícia Militar pudesse se organizar e desempenhar sua função da melhor maneira”, afirmou o governador.

De acordo com Ratinho Junior, os investimentos em segurança são frequentes. Ele disse que o planejamento do Estado prevê a contínua modernização das forças de segurança, com estruturas melhores, veículos e equipamentos de ponta para os policiais. “Fazer segurança pública é um desafio diário. É necessário pensar na estrutura, inteligência e tecnologia. Estamos trabalhando para oferecer o que há de melhor para os policiais paranaenses”, disse.

As novas instalações, anexas à antiga estrutura do 21º BPM, no bairro Luther King, estão subdivididas em seção de pessoal, de trânsito e também repartição para registro de boletins em casos de acidentes. A obra foi iniciada no segundo semestre de 2019 e finalizada no primeiro semestre deste ano.

O governador ainda reforçou que estão sendo executadas obras na área em todo o Paraná. “Todas as instituições que compõem as forças de segurança, de inteligência e o sistema penitenciário são contempladas com obras para melhorar as condições das pessoas que trabalham no local e entregar um serviço mais eficiente aos paranaenses”, disse.

Para este ano, o Estado também planeja aumentar o efetivo da Segurança Pública com a contratação de mais policiais por meio de concursos públicos. Com a prova realizada em julho, o concurso da PM prevê o preenchimento de 2,4 mil novas vagas para policiais e bombeiros militares. O da Polícia Civil está programado para outubro e conta com 400 vagas – 50 para delegados, 300 para investigadores e outras 50 para papiloscopistas.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, a construção da unidade em Francisco Beltrão também faz parte do plano de expansão das atividades da Polícia Militar. “Esta sede representa o atendimento a uma reivindicação antiga dos profissionais e que vai auxiliar no patrulhamento ostensivo e nas ações preventivas que a Polícia Militar já executa na região”, afirmou.

Para o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, o prédio, além de ser uma ferramenta que melhora a segurança do Sudoeste, simboliza o respeito pela região. “Temos uma parceria forte e consolidada com o Governo do Paraná. Essa é uma estrutura importante, uma vez que a cidade cresce e demanda cada vez mais reforço na segurança pública”, afirmou.

“É uma grande satisfação acompanhar a evolução do trabalho da PM no Sudoeste e perceber a valorização dos profissionais. Esse é um local bonito, arejado e adequado para o policial militar”, ressaltou o comandante do 21º BPM, tenente coronel Edson Roberto Cechinel da Silva. Ele ainda explicou que as salas que deixaram de ser usadas na antiga unidade do Batalhão serão readequadas e poderão servir como depósito ou alojamento no futuro.

O secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, ressaltou que os policiais, que antes dependiam de instalações precárias, tem agora um espaço adequado para atuar. “Isso garante um bom atendimento para toda a população dos 26 municípios do Sudoeste, cobertos pelo Batalhão”, arrematou.

21º BPM – Criado em 2010, o Batalhão atende os seguintes municípios da região Sudoeste do Estado: Francisco Beltrão, Ampére, Barracão, Bela Vista da Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Manfrinópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pérola do Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste e Verê.

O 21º BPM congrega a 1ª Companhia de Francisco Beltrão, 2ª Companhia em Dois Vizinhos, 3ª Companhia de Santo Antônio do Sudoeste e 4ª Companhia de Capanema.

A unidade recebeu recursos no valor de R$ 2,7 milhões para a concretização da obra, que até então funcionava em edificação antiga e inapropriada. Foto: Ari Dias/AEN

PRESENÇAS – Participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano;  deputado federal Vermelho; deputados estaduais Paulo Litro, Wilmar Reichembach e Nelson Luersen; o comandante do 5° Comando Regional da PM, coronel Sérgio Almir Teixeira; o comandante da 16° Esquadrão de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro, tenente coronel Luiz Cláudio; o comandante do Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão, major Heitor Soster; e o subcomandante do 21° Batalhão da PMPR de Francisco Beltrão, major Rogério Gomes Pitz, além de autoridades da região.

Confira a galeria de fotos desta notícia

Acesse a galeria de fotos

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro
Paraná informa