Outubro Rosa

IDR-Paraná inaugura nova unidade em Cascavel para atendimento a agricultores

Confira o áudio desta notícia


IDR-Paraná ganha nova unidade regional em Cascavel. Foto: SEAB
© SEAB

A nova unidade de extensão rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), em Cascavel, no Oeste do Estado, foi inaugurada nesta quinta-feira (03). O local, que antes abrigava uma antiga construção da Empresa de Classificação do Paraná (Claspar), passou para o instituto e começou a ser reformado em janeiro deste ano, além de receber móveis e equipamentos.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; e do diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, além de técnicos, produtores, extensionistas, pesquisadores, prefeitos e demais autoridades da região.

A obra possui 455,3 metros quadrados, com sala de reuniões, estacionamento, recepção e salas para atendimento aos agricultores. O valor investido pelo Estado para as melhorias soma R$ 500 mil. 

Ortigara falou sobre o esforço da equipe nos trabalhos da obra, mesmo com as dificuldades da pandemia, e disse que o local é uma nova casa para atender agricultores e suas famílias. "Se somos agro por excelência, se o agro é o nosso ganha-pão, precisamos ter um local com conforto para o nosso time", disse.

Segundo o gerente regional do IDR-Paraná de Cascavel, José Lindomir Pezenti, a nova unidade reflete a preocupação da diretoria do instituto em ter uma sede própria, pois no município de Cascavel o órgão (antiga Emater) pagava aluguel há mais de 30 anos. “Agora estamos economizando em torno de R$ 13 mil por mês”, disse.

Ele destacou ainda a longa parceria entre Estado, lideranças municipais e entidades do setor, fundamentais para a eficiência do trabalho. "Fazemos assistência técnica com inclusão social. E sabemos da importância da pesquisa. Juntos, conseguimos entregar aquilo que o produtor precisa", destacou Pezenti.

O diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, disse reconhecer a necessidade dos servidores de ter melhores condições de trabalho, e ressaltou o compromisso de fazer com que a fusão da Emater, Iapar, Codapar e CPRA, se converta em melhoria de entrega, qualidade de atendimento aos produtores rurais.

ATENDIMENTO – Para o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, o novo local é motivo de comemoração, ao lembrar que mais de um terço do PIB do Paraná vem do campo, e grande parte é do Oeste. “O nosso DNA é da produção. Essa união da pesquisa e da extensão é a criação de oportunidades, logística e crescimento para os nossos agricultores", destacou.

Jacir Macedo Cheffer, que representou os produtores rurais na cerimônia, disse que o trabalho do Estado contribuiu para manter a família no campo. "Trabalhamos com produção de leite e, desde o início, tivemos apoio do IDR-Paraná, com acompanhamento para genética e implementos, e continuamos com o objetivo de crescer e fazer mais investimentos neste ano", afirmou.

Confira a galeria de fotos desta notícia

Acesse a galeria de fotos

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro
Paraná informa