Outubro Rosa

Programa Carretas do Conhecimento vai a 36 municípios a partir de setembro

Confira o áudio desta notícia


O Governo do Estado vai levar o programa Carretas do Conhecimento para 36 municípios a partir de 27 de setembro. A iniciativa, que oportuniza cursos gratuitos de formação profissional, tem qualificado mão de obra para ocupar vagas disponíveis nas diversas regiões do Paraná.  -  Curitiba, 10/08/2021  -  Foto: SEJUF
© SEJUF

O Governo do Estado vai levar o programa Carretas do Conhecimento para 36 municípios a partir de 27 de setembro. A iniciativa, que oportuniza cursos gratuitos de formação profissional, tem qualificado mão de obra para ocupar vagas disponíveis nas diversas regiões do Paraná.

O secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, se reuniu na segunda-feira (9) com representantes dos municípios. “Priorizamos a geração de empregos no Estado. O governo tem realizado trabalho imenso para atrair investimentos e novas empresas para o Paraná, e elas precisam de bons profissionais, de trabalhadores qualificados e preparados para entrar no mercado de trabalho”, avaliou. "Os prefeitos têm o papel de ajudar a conscientizar a população sobre a necessidade do trabalhador se qualificar".

Nessa nova etapa, as carretas estarão presentes nas cidades de Pinhal de São Bento, Salto do Lontra, Santa Cecília do Pavão, Nova América da Colina, Rio Branco do Sul, Itaperuçu, São João do Ivaí, São Pedro do Ivaí, Colombo, Francisco Beltrão, Pitanga, União da Vitória, Campo Largo, Farol, Santo Antônio da Platina, Mariluz, Cascavel, Itapejara D'Oeste, Pinhais, Ponta Grossa, Barbosa Ferraz, Goioerê, Nova Prata do Iguaçu, Maria Helena, Contenda, Capitão Leônidas Marques, Antonina, Pato Branco, Fazenda Rio Grande, Arapoti, Londrina, Coronel Vivida, Balsa Nova, Campo Magro, Marechal Cândido Rondon e Curitiba.

Serão oferecidos nove cursos com 80 horas de duração cada. Nessa nova etapa, estarão abertas as inscrições para a formação nas áreas de Instalações Elétricas; Mecânica, Industrial; Mecânica Automotiva; Panificação; Confecção; Elétrica Automotiva; Informática Básica; Refrigeração de Aparelhos de Ar-condicionado e Manutenção de Motocicletas. Em função da pandemia, 75% dos alunos recebem o conteúdo on-line e 25% têm aulas presenciais.

O projeto Carreta do Conhecimento é uma parceria do Governo do Paraná com a Fundação Grupo Volkswagen e o Senai-PR.

“Esses cursos são oportunidades que os trabalhadores têm para se capacitar e aumentarem as chances de conseguir um emprego melhor. Com as Carretas do Conhecimento estamos formando profissionais com qualificação para o mercado do trabalho, como maneira de estimular ainda mais esse movimento do Estado em prol da retomada da economia”, completou Leprevost.

No encontro com o secretário, os prefeitos destacaram o sucesso da iniciativa e relatam a grande procura pelos cursos, esgotando as vagas em poucas horas. “Em Pinhais, temos filas de espera pelas vagas dos cursos das Carretas do Conhecimento. O programa é um sucesso”, afirmou a prefeita da cidade, Marli Paulino.

Confira a galeria de fotos desta notícia

Acesse a galeria de fotos

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro
Paraná informa