Outubro Rosa

Programa de apoio à energia sustentável, RenovaPR é apresentado ao setor agropecuário

Confira o áudio desta notícia


Programa de apoio à energia sustentável RenovaPR é apresentado ao setor agropecuário
Foto Jose Fernando Ogura/AEN
© José Fernando Ogura/AEN

O Programa Paraná Energia Rural Renovável, o RenovaPR, que apoia e fomenta a geração de energia solar, biogás e biometano no campo, foi apresentado ao setor agropecuário nesta quinta-feira (22) como tema principal do evento de lançamento da 28ª edição da ExpoTécnica.com. Mais de 700 pessoas participaram no formato virtual.

O RenovaPR é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e o Instituto de Desenvolvimento Rural-Iapar-Emater (IDR-Paraná), e foi criado para ajudar os produtores rurais de distintas cadeias produtivas na viabilidade e competitividade de seus negócios.

“A energia é um insumo muito relevante nos processos agrícolas. Além da iluminação, interfere também no custo de produção. Irrigação, por exemplo, precisa da energia para levar a água de qualidade até uma lavoura”, afirmou o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

O coordenador do programa, Herlon Goelzer de Almeida, engenheiro do IDR-Paraná, que comandou a live, ressaltou que atualmente há um grande interesse pelo tema energia, já que os custos com este insumo vêm aumentando, além da situação do estresse hídrico no Paraná, cenário que não deve mudar nos próximos anos.

Atualmente, lembrou o engenheiro, a energia rural tem subsídios que chegam a 60% do seu valor. No entanto, o Decreto Federal número 9.642/2018 eliminou esse tratamento especial aos produtores rurais e a subvenção será retirada totalmente até 2023. "A tendência é que o custo com a energia aumente. Então, o negócio é o produtor rural produzir energia", afirmou Almeida.

Para o diretor de Extensão do IDR-Paraná, Nelson Harger, o desenvolvimento da economia está diretamente ligado à geração de energia. “No meio rural não seria diferente”, comentou.

O evento terá mais sete módulos nesta edição, também virtuais, que devem acontecer a cada 15 dias e serão transmitidos pelo canal do IDR-Paraná no YouTube. Os temas dos próximos módulos são: Organização Rural; Bovinocultura de leite; Manejo de solos, água e nematóides; Cultivares de Trigo; Banana; Manejo de formigas cortadeiras; Apicultura - técnicas para analisar qualidade mel.

RENOVAPR – O programa faz partes das políticas públicas promovidas pelo Governo do Estado para ajudar os produtores rurais de distintas cadeias produtivas na viabilidade e competitividade de seus negócios. A inciativa garante condições reais para agricultores e empresas promoverem a autoprodução de energia, própria e renovável, com possibilidade de reduzir custos de produção e ampliar suas atividades.

Ao mesmo tempo, podem tratar dejetos animais e resíduos agrícolas e agroindustriais, promovendo a correta destinação e a adequação ambiental das suas atividades. Isso contribui com a orientação do agro paranaense em direção à sustentabilidade e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

No dia 16 de julho o Governo do Estado, publicou um edital de chamada pública para cadastro de pessoas jurídicas e pessoas físicas habilitadas como responsáveis técnicos em projetos de energia solar fotovoltaica em ambientes rurais.

Os habilitados no edital terão as atribuições de elaborar e executar projetos técnicos, prestar serviços de instalação e realização de assistência técnica em sistemas de geração de energia solar para produtores rurais, empresas rurais, cooperativas agropecuárias e outras organizações do campo no Paraná.

O cadastro pode ser feito de forma gratuita e exclusivamente em formato eletrônico a partir de 26 de julho. O interessado deve inserir os dados e documentos relacionados no edital e, depois, comunicar formalmente o instituto por meio do e-mail energias.renovaveis@idr.pr.gov.br. Mais detalhes e informações podem ser obtidos no canal do  IDR-Paraná no YouTube.

Confira a galeria de fotos desta notícia

Acesse a galeria de fotos

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro
Paraná informa