Outubro Rosa

Trabalho da Ouvidoria na campanha de vacinação contra a Covid-19 é destaque em prêmio

Confira o áudio desta notícia


A Ouvidoria Geral da Saúde teve o trabalho reconhecido no 6º Prêmio Inova Saúde Paraná, após apresentar o relato de atendimento à população durante a vacinação contra a Covid-19, com mais de 2,5 mil manifestações recebidas de janeiro a maio, pelo nível central da Ouvidoria, dentro da sede da Secretaria de Estado da Saúde, em Curitiba.  -  Curitiba, 22/07/2021  -  Foto: SESA
© SESA

A Ouvidoria Geral da Saúde teve o trabalho reconhecido no 6º Prêmio Inova Saúde Paraná, após apresentar o relato de atendimento à população durante a vacinação contra a Covid-19, com mais de 2,5 mil manifestações recebidas sobre o assunto de janeiro a maio, pelo nível central da Ouvidoria, dentro da sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em Curitiba.

O trabalho “Imunização contra a Covid-19: manifestações dos usuários paranaenses” foi incluído no eixo de Direito em Saúde, Saúde Internacional e Bioética, durante a 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e Relatos de Experiências em Saúde, organizada pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco). A premiação reconhece projetos e experiências exitosas na área de saúde pública e coletiva.

Primeiro Ouvidor do Sistema Único de Saúde (SUS), o secretário da pasta, Beto Preto, falou sobre a premiação. “É muito gratificante saber que o trabalho desempenhado diuturnamente pela Ouvidoria Geral da Saúde tem sido reconhecido em todo o Paraná. Desde o início da pandemia, estes profissionais têm colaborado para combater fake news, instruindo corretamente os usuários e acolhendo manifestações e denúncias”, disse.

Além de discorrer sobre o trabalho da Ouvidoria Geral da Saúde, a apresentação enfatizou 91 registros de denúncia de fura-filas –pessoas que desrespeitam a ordem de vacinação estabelecida pelos planos nacional, estadual e municipais de imunização contra a doença –, além do fluxo acordado entre a Sesa, Ministério Público do Paraná e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) para apuração desse tipo de denúncia.

“É importante ressaltar que o trabalho da Ouvidoria não envolve somente reclamações ou dúvidas. Recebemos diariamente diversas sugestões, solicitações e elogios dos cidadãos paranaenses. Essa premiação demonstra que estamos no caminho certo, auxiliando a população em todos os assuntos que envolvem a saúde dentro do Estado”, disse a ouvidora-geral da Saúde, Patricia Maria Cardoso Ferreira.

Além dela, foram autores do relato as colaboradoras Aline Felix, Jucilene Santos de Oliveira e Juliana Malko de Souza.

MOSTRA PARANAENSE – Ao todo, 626 pessoas participaram do evento e foram inscritos 420 trabalhos. O tema central da Mostra foi "A Saúde em tempos de pandemia: experiências e aprendizados”, com os objetivos de apresentar os resultados de pesquisas em desenvolvimento ou realizadas e contribuir para a expansão e a qualificação da saúde no Paraná, proporcionando a discussão das temáticas prioritárias de saúde do Estado.

Confira a galeria de fotos desta notícia

Acesse a galeria de fotos

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro
Paraná informa