Outubro Rosa

Banco de Alimentos da Ceasa Curitiba recebe curso de desidratação de hortigranjeiros

Confira o áudio desta notícia


Banco de Alimentos da Ceasa Curitiba  recebe curso de desidratação de hortigranjeiros
Foto: Ceasa Paraná / Karin Jaqueline de Paula
© Karin Jaqueline de Paula/Ceasa Paraná

A equipe de trabalho feminino do Banco de Alimentos da Ceasa Curitiba participou nesta semana de um curso sobre práticas de desidratação de hortigranjeiros. Realizado na Cozinha Industrial da unidade, ele foi ministrado pela professora Francelize Chiarotti, engenheira agrônomo do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

“A proposta é aproveitar ao máximo, e com qualidade, os produtos hortigranjeiros. Além do processo de desidratação dos produtos, mostramos também operações de lavagem, descasque, métodos de corte, fatiamento, formas de preparo, armazenamento e embalagens”, explica a instrutora do Senar.

O curso de 32 horas foi dividido em dois dias de aulas teóricas e outros dois dias de aulas práticas feitas na Cozinha Industrial da Ceasa.

“É importante mostrar as maneiras de como podemos processar esses produtos. Seja para o aproveitamento imediato, como polpas e patês, ou mesmo para o seu armazenamento, devidamente embalados”, diz Francelize. Nas aulas práticas foram reaproveitados os hortigranjeiros destinados ao Banco de Alimentos, que depois de processados, cozidos e refogados viraram patês, mix de saladas, potes de sopas e extratos, entre outros.

“Nas próximas semanas teremos mais um trabalho nesse sentido. Desta vez serão atendidas pessoas ligadas às instituições e famílias que estão cadastradas junto ao Banco de Alimentos”, explica Deisy Ferracini, nutricionista da Ceasa.

“A previsão é de que essas ações sejam levadas para os outros quatro Banco de Alimentos, das unidades de Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. A intenção é também aprimorar o conhecimento de boas práticas de manipulação de alimentos”, diz Paulo Ricardo da Nova, diretor agrocomercial e gerente da Ceasa Curitiba.

A parceria dessas ações incluem ainda o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-PR), e ainda a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep).

Confira a galeria de fotos desta notícia

Acesse a galeria de fotos

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro
Paraná informa