Alunos do EduTech passam para 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Informática

Confira o áudio desta notícia


Alunos do EduTech passam para segunda fase da Olimpíada Brasileira de Informática. Na foto,Júlia Soares Catharino, de Matinhos   -  Curitiba, 12/07/2021  -  Foto: SEED
© SEED

Matheus Máximo de Oliveira, de Irati, no Centro-Sul, e Júlia Soares Catharino, de Matinhos, no Litoral, foram classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação, promovida pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Os estudantes fazem o curso de Games e Animações do EduTech — programa que oferece aulas de programação na rede estadual de ensino. Incluindo Matheus e Júlia, são oito alunos de instituições de ensino estaduais aprovados para a segunda fase.

“Me interesso por informática desde os 7 anos. Quando veio o EduTech, meus olhos brilharam”, conta Matheus, que tem 13 anos e cursa o 8º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Nossa Senhora das Graças. “As aulas são superdivertidas. Estou aprendendo sobre games, lógica de programação, coisas que nunca tinha escutado na vida”.

O estudante, que pretende entrar em uma faculdade e trabalhar na área de informática, está se preparando para a segunda fase da olimpíada fazendo exercícios de introdução à programação e lendo um livro sobre jogos de lógica, que já recomendou à colega Júlia. “Acho que para quem é aluno do EduTech e está participando da OBI vale muito a pena tentar extrair o máximo dos cursos para usar na prova”, afirma.

“Foi o EduTech que fez com que eu me envolvesse e começasse a gostar do assunto”, afirma Júlia, de 14 anos, que estuda no 9º ano do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Cívico-Militar Professora Abigail dos Santos Correa. “Acho que ele me ajudou bastante na primeira fase da OBI, e é com ele que estou me preparando para a segunda”.

PROVAS – Tanto Matheus quanto Júlia, apesar de frequentarem diferentes escolas da rede estadual, estão inscritos na olimpíada por meio do Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Ceravolo, de Apucarana, no Noroeste do Estado, que é um dos polos do EduTech. Os dois alunos participam da competição na modalidade Iniciação, no nível 2, voltado aos estudantes que cursam o 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental.

Na prova da primeira fase, que aconteceu entre 21 e 23 de junho, eles responderam 15 questões de múltipla escolha sobre problemas de lógica e de computação. Aprovados na fase local (a primeira), eles seguem para a estadual, cuja avaliação acontecerá em 28 de agosto.

“São dois alunos muito bons. A Júlia já terminou todas as atividades do trimestre, e o Matheus é sempre muito participativo, assiste às aulas com a câmera aberta e tira muitas dúvidas”, diz o professor Sergio Fernando Carrero, que acompanha os estudantes no curso do EduTech.

OLIMPÍADA – Com o objetivo de identificar talentos e incentivar a aprendizagem de computação, a Olimpíada Brasileira de Informática acontece anualmente, propondo aos estudantes de todo o Brasil questões de raciocínio computacional e técnicas de programação de computadores.

Além da modalidade Iniciação, da qual participam Matheus e Júlia, existe também a de Programação, com tarefas que envolvem conhecimento de estruturas de dados. Ambas as categorias são subdivididas em quatro níveis (júnior, 1, 2 e sênior) que contemplam diferentes níveis de escolaridade e de dificuldade das tarefas propostas.

Ao todo, há três fases de classificação: local, estadual e nacional. Os vencedores desta terão direito a medalhas e a participar da Semana Olímpica da OBI, que acontecerá no Instituto de Programação da Unicamp, com cursos de diferentes níveis de programação. Os melhores classificados na modalidade Programação Nível 2 também serão convidados a participar da seletiva para a Olimpíada Internacional de Informática.

Confira a galeria de fotos desta notícia

Acesse a galeria de fotos

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro
Paraná informa