Outubro Rosa

Com novas medidas, Segurança reforça fiscalização e fecha 17 estabelecimentos na Capital

Confira o áudio desta notícia


A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) da Polícia Militar, principal ferramenta aplicada no cumprimento de medidas de fiscalização de estabelecimentos comerciais, intensificou os trabalhos nesta semana para inibir aglomerações de pessoas e outras infrações. Nesta semana, o trabalho resultou em 17 estabelecimentos fechados e 175 autuações administrativas lavradas.  -  Curitiba, 21/05/2021  -  Foto: SESP/PR
© SESP/PR

A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) da Polícia Militar, principal ferramenta aplicada no cumprimento de medidas de fiscalização de estabelecimentos comerciais, intensificou os trabalhos nesta semana para inibir aglomerações de pessoas e outras infrações. Nesta semana, o trabalho resultou em 17 estabelecimentos fechados e 175 autuações administrativas lavradas.

O reforço leva em conta o quadro epidemiológico do Paraná e as medidas sanitárias estabelecidas pelo decreto 7.672/21.

Entre sábado (15) e quinta-feira (20), a AIFU flagrou 1.864 pessoas em 37 pontos fiscalizados. Além dos 17 estabelecimentos interditados pelos órgãos municipais, os policiais militares encaminharam 84 pessoas para lavratura de Termo Circunstanciado e fizeram duas prisões por embriaguez ao volante.

Foram lavrados 30 autos de infração de trânsito e recolhidos quatro veículos ao pátio. As abordagens às pessoas resultaram na apreensão de 19 gramas de maconha, 390 maços de cigarros e 419 itens de tabacaria contrabandeados apreendidos. Nos locais vistoriados, as equipes da AIFU encontraram ainda cinco máquinas caça-níqueis.

MAU EXEMPLO – Um mau exemplo de desrespeito às ações de prevenção ao vírus foi na noite desta quinta-feira (20), no bairro Prado Velho. Denúncias repassadas à Polícia Militar indicaram um bar na Rua Imaculada Conceição onde havia uma aglomeração de pessoas consumindo bebidas alcoólicas. No local, as equipes se depararam com os portões fechados e o salão principal vazio.

Segundo o coordenador da AIFU, capitão Ronaldo Carlos Goulart, os policiais e agentes insistiram na denúncia. “As pessoas estavam todas aglomeradas num espaço atrás, aos fundos, numa espécie de estacionamento que foi adaptado para bar. Constatamos que havia aproximadamente 100 jovens consumindo bebidas alcoólicas, ouvindo som”, explicou. “A ação da PM, juntamente com outros agentes, tem sido intensificada no intuito de reduzir a proliferação do vírus”.

Durante a abordagem das equipes de fiscalização, o responsável pelo local, de 23 anos, foi flagrado por um agente da Guarda Municipal com cinco gramas de maconha e uma porção de haxixe. Ele foi conduzido para a lavratura de um Termo Circunstanciado por porte e uso de drogas, e os agentes da prefeitura aplicaram uma autuação administrativa no valor de R$ 5 mil por conta da aglomeração.

TRABALHO – A fiscalização das medidas sanitárias tem sido uma constante desde o início da pandemia em todo o Estado e permanece reforçada agora com as novas restrições. Na Capital, o trabalho dos policiais militares pela AIFU foi ampliado para verificar o cumprimento dos decretos governamentais com relação ao funcionamento dos pontos comerciais que prestam atividades não-essenciais, aglomeração de pessoas, uso de máscara, além do comércio e consumo de bebidas alcoólicas.

Confira a galeria de fotos desta notícia

Acesse a galeria de fotos

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro
Paraná informa