Paranaprevidência conclui 1º curso para conselheiros de administração fiscal

Confira o áudio desta notícia


A Paranaprevidência, em parceria com a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência e com a UniAbrapp concluiu neste mês a primeira turma do treinamento “Conselhos de Alta Performance”.  -  Curitiba, 18/03/2021  - Foto: Geraldo Bubniak/AEN
© Geraldo Bubniak/AEN

A Paranaprevidência, em parceria com a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência e com a UniAbrapp, concluiu neste mês a primeira turma do treinamento Conselhos de Alta Performance. Inédito no País, o curso, realizado de forma remota em pouco menos de seis meses, certificou os integrantes dos Conselhos de Administração e Fiscal da Paranaprevidência, bem como os diretores e colaboradores da instituição.

Para o diretor-presidente Felipe José Vidigal dos Santos, o treinamento é um marco na formação não só dos conselheiros, mas também de profissionais da área de previdência e dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) brasileiros.

“Nós que estamos trabalhando há muitos anos com os conselhos, percebemos neste treinamento uma formação essencial para a execução das atividades dos conselheiros no que diz respeito à previdência”, afirmou. “A formação técnica é de extrema importância para quem trabalha diretamente com os regimes próprios e envolve conhecimentos específicos sobre a gestão previdenciária”, acrescentou Vidigal.

Segundo ele, o modelo deste treinamento vai direcionar novas turmas para outros RPPS no Brasil. “Mais uma vez a Paranaprevidência e o Estado do Paraná estão na vanguarda e iniciam um movimento importante para todo o País”, disse.

Tendo como foco os Regimes Próprios de Previdência, o curso foi dividido em módulos que abordaram temas como Governança; Legislação Previdenciária; Comunicação Institucional; Compensação Previdenciária; Gestão Atuarial para RPPS; Gestão Contábil; Investimentos; Gestão Digital e Gestão da Inovação. A certificação voltada à atuação no RPPS foi concedida aos que atenderam a frequência e a pontuação mínimas exigidas nas provas de cada módulo e na média geral. 

MODERNIZAÇÃO – Certificar os conselheiros é uma entre muitas ações da área de Governança que estão sendo implantadas e executadas pela instituição e está diretamente relacionada à modernização institucional, a partir da aderência da gestora ao Pró-Gestão.

O Pró-Gestão – Programa de Certificação Institucional e de Modernização da Gestão dos RPPS – é uma ação da Secretaria de Previdência, do Ministério da Economia, ao qual a Paranaprevidência aderiu no ano passado e que já está em fase de auditoria.

O objetivo do programa é o incentivo aos RPPS de todo o País à adoção de melhores práticas de gestão da previdência, proporcionando mais transparência, eficiência e controle de ativos e passivos.

CONSELHEIROS – No encerramento do treinamento os participantes deixaram seus depoimentos sobre o curso. O presidente do Conselho de Administração, secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou a importância da oportunidade de aprendizado. “Todos nós temos formação acadêmica, conhecemos nossos temas, temos muita informação, mas não dá mais para improvisar. Precisamos nos atualizar o tempo todo”, ressaltou. “Esse curso permitiu essa atualização e aprofundamento do conhecimento", disse, ressaltando que uma gestão moderna exige que se tenha atitudes honestas e use o conhecimento para entregar resultado.

“Temos uma grande responsabilidade de cuidar de vidas e entregar resultados aos cidadãos”, acrescentou.

O presidente do Conselho Fiscal, Bráulio Cesco Fleury, ressaltou a possibilidade de melhoria na gestão da Paranaprevidência. “Este treinamento possibilita que a gestão alcance um novo patamar e que estejamos mais preparados para exercer a nossa função como conselheiros”, afirmou.

Confira a galeria de fotos desta notícia

Acesse a galeria de fotos

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro
Paraná informa