Vice-governador recebe cônsul-geral da Índia para estreitar relações comerciais

Darci Piana destacou que a reunião com o cônsul firmou mais um passo para ampliar a capacidade paranaense de fazer negócios com o país asiático. Para ele, o papel do Estado é mediar o processo de abertura de oportunidades, fazendo a ponte com o setor produtivo local.
Publicação
10/11/2021 - 17:50

Confira o áudio desta notícia

O vice-governador Darci Piana recebeu nesta quarta-feira (10) o cônsul-geral da Índia em São Paulo, Amit Kumar Mishra, que cumpre agenda institucional no Estado. A visita ao Paraná tem o objetivo de buscar novas oportunidades comerciais entre as duas regiões, e dá continuidade a conversas iniciadas durante uma visita de Piana à embaixada da Índia no Brasil em setembro.

O vice-governador destacou que a reunião com o cônsul firmou mais um passo para ampliar a capacidade paranaense de fazer negócios com o país asiático. “Está crescendo muito a capacidade financeira de investimentos realizados pela Índia. Esse é um grande mercado do qual o Brasil pode participar e o Paraná não vai ficar de fora”, comentou.

“Estamos buscando abertura para permitir que nossas empresas, nosso agronegócio e nossas indústrias alcancem o mercado indiano — e nós estamos fazendo um papel de mediação desse processo, abrindo portas para o empresariado”, acrescentou Piana.

Durante a conversa, as autoridades ressaltaram que o Estado já apresenta uma vantagem por sediar, em Londrina, uma das maiores companhias da Índia: a Tata Consultancy Services, líder em soluções de tecnologia da informação. Curitiba, por sua vez, tem a sede brasileira da Wipro Technologies, outra empresa do segmento.

A agenda de três dias do cônsul-geral no Paraná englobou reuniões com o G7, grupo formado pelas principais entidades do setor produtivo paranaense, com a Invest Paraná, agência do Governo do Estado para atração de novos investimentos, e com empresários de diversos segmentos.

“Viemos explorar oportunidades comerciais. O Paraná é um importante parceiro da Índia, e sentimos que muito mais pode ser feito para incrementar essa relação de ambos os lados, em áreas como agronegócio, startups e tecnologia da informação”, afirmou Mishra. Há muitas possibilidades disponíveis, e esperamos que no próximo ano possamos planejar missões comerciais entre as duas regiões para estreitar esses laços”.

PRESENÇAS – Participaram do encontro o assessor comercial do Consulado Geral da Índia, Christiano Branco; e a presidente da Lide Paraná, Heloisa Garrett.