Rodada de negócios da Invest Paraná pode potencializar economia de Guarapuava

Evento será focado no setor madeireiro, com apoio do Sindicato das Indústrias de Madeira de Guarapuava, mas também aberto a outros segmentos. Objetivo é incentivar negócios locais, aproximando fornecedores e compradores do próprio município e do entorno.
08/03/2023 - 17:40

Guarapuava recebe nesta quinta-feira (9) a primeira Rodada de Negócios de 2023 da Invest Paraná, agência de captação de investimentos do Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Seic). O evento, em parceria com a prefeitura do município do Centro-Sul do Estado, será a partir das 7h30, na Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig).

A rodada de negócios será focada no setor madeireiro, com apoio do Sindicato das Indústrias de Madeira de Guarapuava (Sindusmadeira), mas também aberta a outros segmentos. O objetivo é incentivar os negócios locais, aproximando empresas de potenciais fornecedores e compradores do próprio município e do entorno.

“Esse estímulo à economia local, com empresas comprando de fornecedores de sua própria região, é uma diretriz do governador Carlos Massa Ratinho Junior para incrementar a geração de empregos e de renda no Estado. Isso também reduz custos, como no caso do frete, e torna a produção das empresas mais rápida”, afirma o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros.

Durante a rodada de negócios, os empreendedores locais poderão fortalecer o networking, criar parcerias com novos mercados, trocar informações e experiências, e, principalmente, fechar negócios com empresas estratégicas para a economia de Guarapuava.

“A Rodada de Negócios vai fortalecer nossas empresas e o comércio. Vamos gerar novos negócios, novas oportunidades de investimentos, ampliar a rede de contatos e aquecer a economia”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Guarapuava, Janaina Naumann.

“Queremos mostrar a importância e eficiência dessa metodologia para os empresários que buscam prospectar clientes e fornecedores no mercado”, completa.

NEGOCIAÇÃO DIRETA – O diretor de Mercado da Invest Paraná, Gustavo Cejas, explica que as empresas vão apresentar seus produtos de maneira direta e objetiva na rodada. Toda a metodologia das negociações foi desenvolvida pela Invest Paraná com a Associação Comercial de Guarapuava.

“Vamos colocar compradores e vendedores na mesma mesa para que fechem negócio. O objetivo é justamente esse: criar oportunidades no setor produtivo que, no caso de Guarapuava, será o segmento de madeira, em que vamos reunir uma série de fornecedores, como de cola, de ferragem, de ferramentas, para que fechem parcerias comerciais”, reforça.

Além de Guarapuava, a Invest Paraná planeja mais três Rodadas de Negócios em 2023, uma por trimestre. Em 2022, os encontros foram realizados nos municípios de Santa Helena, Campina Grande do Sul, Agudos do Sul e Balsa Nova.

O diretor explica que as rodadas são agendadas a partir das demandas encaminhadas pelos próprios municípios. A metodologia de negociação para cada rodada é desenvolvida junto com o setor produtivo da cidade que recebe o evento, conforme a vocação comercial da região.

“O papel da Invest Paraná, além de modelar a rodada de negociação com metodologia desenvolvida com os agentes do próprio munícipio, é levar as preposições do setor produtivo às outras esferas do Estado”, complementa Cejas. O intuito, explica, é atrair empreendedores para os programa de incentivos fiscais do Estado a empresas que queiram se instalar ou expandir sua produção no Paraná.