Pós-graduação da UEL soma mais de 400 defesas de teses e dissertações em 2021

Teses e dissertações concluídas, em programas de pós-graduação, mestrados e doutorados, respectivamente, contribuem para a pesquisa do país em diversas áreas do conhecimento.
22/12/2021 - 17:30

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) fecha o ano de 2021 com o registro de 124 teses e de 320 dissertações concluídas, em programas de pós-graduação, mestrados e doutorados, respectivamente, com contribuições para a pesquisa do país em diversas áreas do conhecimento.

A pós-graduação Lato sensu, com foco na formação profissional, também teve saldo expressivo: 718 estudantes concluíram os cursos de especialização e ainda outros 198 nas residências médicas e em saúde. Outros 26 estudantes finalizam o mestrado profissional, fechando o saldo em 1.386 pós-graduandos concluintes.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Amauri Alfieri, mesmo em meio à pandemia da Covid-19 e o ensino remoto emergencial, os números se mantiveram relevantes. “No segundo semestre de 2020, devido ao cenário incerto, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) flexibilizou os prazos para defesas, ou seja, o tempo médio de titulação – o que implicou diretamente na prorrogação de prazos para este ano”, disse.

No último triênio, por exemplo, a média anual dos programas de pós-graduação Stricto sensu foi de 185 teses e 535 dissertações concluídas. “Como as matrículas dos doutorandos e mestrandos têm se mantido estáveis, muito provavelmente retornaremos aos números históricos agora em 2022 com as defesas de teses e dissertações represadas em 2021”, afirmou o pró-reitor.

Amauri reitera que a produção científica e intelectual da instituição contribuem com o quantitativo e o qualitativo da produção global brasileira, no conhecimento científico, tecnológico e de inovação. Mas para que a pesquisa seja efetiva ele defende que é preciso investimento ou haverá diminuição do potencial da pesquisa.

“Não se faz ciência ou se gera novos conhecimentos sem recursos financeiros. Toda ciência tem custo”, afirmou.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL – Mesmo com os diversos impactos vividos durante a pandemia, Amauri considera que houve ampliação no alcance dos cursos Lato sensu. Se antes as especializações da UEL tinham inserção local e regional muito forte, com as atividades remotas isso rompeu as fronteiras.

“Hoje temos alunos matriculados em nossos cursos de especialização provenientes de várias regiões geográficas do Paraná e de vários estados brasileiros”, disse.

Outro destaque dado pelo pró-reitor é sobre as residências em saúde, que atuam na saúde única (one health), área foco atual das organizações Mundial da Saúde (OMS), das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Mundial de Saúde Animal (OIE).

Os 200 profissionais se formaram com diferencial para o mercado de trabalho e tiveram contribuição intensa no Hospital Universitário (HU), no Hospital Veterinário (HV), na Clínica Odontológica Universitária (COU) e em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Londrina.

NÚMEROS DA PÓS-GRADUAÇÃO – Segundo o UEL em Dados 2021, a Universidade tem 183 programas de pós-graduação, divididos da seguinte forma:

80 Programas (Strictu sensu)

47 Mestrados

33 Doutorados

103 Programas (Lato sensu)

32 Especialização presencial

3 Especialização EAD

68 Residência

• Programas somam mais de 400 defesas de teses e dissertações em 2021
    Pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, pesquisador e professor da UEL, Amauri Alfieri, destaca o potencial de pesquisa da Universidade.
    Foto: UEL
    Foto: UEL