Paraná apresenta projetos locais em encontro do MEC sobre modernização da educação

Organizada pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do ministério, esta edição do evento é voltada para as regiões Sul e Sudeste e vai até esta sexta-feira (11), em Curitiba.
10/03/2022 - 16:50

O secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder, participou nesta quinta-feira (10) do 3º Encontro Regional de coordenação das ações da educação básica do MEC (Ministério da Educação). Organizada pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério, esta edição do evento é voltada para as regiões Sul e Sudeste e vai até esta sexta-feira (11), em Curitiba.

Ao todo são mais de 50 participantes, entre presidentes das seccionais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e representantes das Secretarias de Educação desses estados. O objetivo dos dois dias de evento é promover a melhoria da qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, a partir do estabelecimento de objetivos, metas e indicadores que visem à efetividade das políticas de educação.

Palestrante na abertura do evento, Renato Feder falou sobre as ações de planejamento da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, mas ressaltou que mais importante do que planejar é executar o que foi pensado lá atrás. “Conceber um projeto é prazeroso, todo mundo gosta, o problema é executar. Quando você vai executar surgem os detalhes, na hora de executar o que foi planejado o cérebro cansa”, disse.

“Temos uma gestão aqui muito voltada  – 90% das nossas energias – para a execução”, afirmou. “O ajuste, o detalhe, ver o que falta, insiste, melhora, arruma até o determinado programa crescer forte, como fizemos com o Prova Paraná, o Edutech. É ver com o professor se é isso mesmo, se ele entendeu, e com a escola, se faz sentido para ela aquilo que foi pensado. E, na hora que vai executar, sempre tem os ajustes e as melhorias”.

O secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo, diz que o encontro visa estabelecer uma agenda articulada e coordenada entre União, estados e municípios para as prioridades da educação básica. “Em especial para este momento de recuperação das aprendizagens”, afirmou. “Aqui no Sul e Sudeste, a dinâmica é de escuta ativa, mas é numa perspectiva diferente [dos dois primeiros encontros], para a gente trabalhar 2022 com pontos estratégicos”.

Em 2021, a SEB realizou duas edições dos encontros regionais de coordenação de ações da educação básica no Norte e Nordeste, e está previsto para o próximo mês de maio o encontro com a região Centro-Oeste, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Undime.

Também presente no evento, o presidente do Consed, Vitor de Angelo, reforçou a ideia de agenda regional de ações para o fortalecimento da educação básica, que no encontro se dá através da troca de experiências de sucesso entre os participantes, por meio de oficinas. “Quando assumi essa gestão, já havia uma porção de desafios, e a pandemia só deu uma camada a mais, principalmente em algumas questões, como a alfabetização”, disse.