A cidade de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu nesta semana duas apresentações memoráveis da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), dentro do projeto Guaíra para Todos. Com plateia lotada nos dois dias, os concertos aconteceram no Teatro da Praça e encantaram desde os pequenos até os adultos, unindo trilhas de filmes consagrados, clássicos da música erudita e obras populares brasileiras.
Na manhã de quarta-feira (7), o espaço foi tomado por cerca de 200 crianças de escolas municipais, que vibraram com as notas da orquestra regida pelo maestro convidado Alexandre Brasolim. O concerto didático trouxe um repertório leve e lúdico: de Mozart a Pixinguinha, passando por sucessos do cinema como "Harry Potter", "Star Wars" e "Minions".
Para o maestro Brasolim, tocar para crianças é uma das experiências mais significativas da carreira. “Esse trabalho que a gente faz de trazer música para as crianças é muito importante. Nessa fase elas aprendem muito, e ouvir música clássica, ouvir uma orquestra ao vivo, mexe com elas de um jeito especial”, comentou.
Os olhinhos atentos e os sorrisos largos comprovaram. Enzo de Andrade Flores, 10 anos, estudante da Escola Municipal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, não escondia a empolgação. “Achei muito legal ouvir uma orquestra assim. As músicas do 'Harry Potter' e do 'Star Wars' foram as minhas preferidas. Nunca tinha visto uma orquestra antes, só no YouTube. Queria que todo mundo tivesse vindo”, disse.
Sua colega de escola, Vitoria Gonsalves Pedro, 11 anos, também se encantou. “Eu já gostava muito da música do 'Harry Potter', e ao vivo foi melhor ainda. Gostei muito do violino e agora quero aprender a tocar. Foi maravilhoso escutar a orquestra”, disse.
Já na noite de quinta-feira (8), o Teatro da Praça voltou a lotar com cerca de 200 pessoas, desta vez por um público jovem e adulto. Com uma orquestra ampliada e um repertório mais denso, a apresentação de cerca de uma hora mesclou obras de Beethoven, Brahms, Dvořák, Shostakovich e Mascagni, com momentos populares como "Libertango", de Piazzolla, e "Garota de Ipanema", de Tom Jobim. Sucessos das trilhas de "Harry Potter" e "Game of Thrones" também arrancaram aplausos do público.
Segundo Brasolim, a curadoria musical foi pensada para dialogar com diferentes faixas etárias. “O repertório da noite é mais clássico, com peças mais robustas e uma orquestra maior. O público adulto tem essa escuta mais madura, e muitos já conhecem a OSP. Mas é muito legal ver gente que nunca tinha assistido um concerto virar fã e começar a acompanhar a gente em outras apresentações”, disse.
GUAÍRA PARA TODOS – Esta foi a quarta vez que a Orquestra Sinfônica do Paraná se apresentou em Araucária por meio do projeto Guaíra para Todos, uma iniciativa do Centro Cultural Teatro Guaíra e da Secretaria de Estado da Cultura que tem como missão democratizar o acesso à arte no Paraná. “Levar a OSP para diferentes regiões é uma forma de reafirmar que a arte deve estar em todos os lugares e ser apreciada por todos”, destacou o diretor-presidente do Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro.
Com mais de 40 anos de trajetória, a OSP tem se dedicado cada vez mais a estreitar laços com o público paranaense. Em 2024, a orquestra já alcançou mais de 90 mil pessoas em todo o Estado – e em Araucária, deixou o sentimento de que a música clássica, quando acessível, encanta, emociona e transforma.