Investimentos de R$ 41,7 milhões aumentam em 50% a produção de água em Umuarama

Obras da Sanepar incluem dois pontos de captação na cidade, um no Ribeirão Piava e um no Ribeirão Araras. Durante a execução da obra, prevista para ser concluída em junho de 2024, devem ser gerados cerca de 1.200 empregos diretos.
Publicação
19/05/2023 - 09:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Sanepar vai aumentar em 50% a produção de água em Umuarama, com investimentos de R$ 41,7 milhões. As obras contemplam a construção de duas novas captações, além da execução de adutoras e melhorias na estação de tratamento de água atual e na captação do Rio Piava. Durante a execução da obra, prevista para ser concluída em junho de 2024, devem ser gerados cerca de 1.200 empregos diretos. 

As novas estruturas de captação terão duas barragens, uma no Ribeirão Piava e outra no Ribeirão Araras. A água será bombeada até a estação de tratamento, tendo como ponto de transbordo a captação que já existe no mesmo ribeirão.

“Assim teremos três pontos alternativos de captação em Umuarama. Com isso, aumentaremos a produção dos atuais 300 litros por segundo para 450 litros por segundo”, diz o gerente regional da Sanepar Ezequiel de Souza Ribeiro.

Para operacionalizar toda esta estrutura, estão em implantação 11,3 quilômetros de adutoras, uma estação elevatória de água e melhorias na atual captação do Ribeirão Piava. Também será instalada uma unidade de gerenciamento de lodo, um subproduto do tratamento de água.

A estrutura de abastecimento de Umuarama passa por uma renovação. No ano passado, foram concluídas obras de melhoria e ampliação, com novas unidades de tratamento, como floculadores, decantadores e filtros, novos tanques para armazenamento de produtos químicos, sistemas de coleta de água para a realização de análises e novas instalações elétricas. Essas reformas e ampliações no processo de tratamento adequaram a estação para atender ao aumento da captação que está em andamento.

GALERIA DE IMAGENS