Estado lança na segunda-feira Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação de Bioinformática

Objetivo é fortalecer e consolidar a formação de recursos humanos e promover o desenvolvimento científico e tecnológico na área, envolvendo representantes da academia e empresas relacionadas aos setores do Agro, Saúde e Biologia Evolutiva.
Publicação
06/08/2021 - 18:10

Confira o áudio desta notícia

A Fundação Araucária e a Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lançam, na próxima segunda-feira (9), o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) de Bioinformática. A cerimônia é online e será transmitida a partir das 14h30 pelo canal da Fundação Araucária no YouTube.

O objetivo é fortalecer e consolidar a formação de recursos humanos e promover o desenvolvimento científico e tecnológico na área de Bioinformática. A proposta deve envolver atores dos ecossistemas acadêmico, empresarial e industrial relacionados aos setores do Agro, Saúde e Biologia Evolutiva.

O NAPI também deve consolidar a infraestrutura de computação multiusuária de alto desempenho como apoio estratégico aos grupos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, com suporte das linhas de pesquisa em Bioinformática.

O QUE É - Bioinformática é um campo interdisciplinar que alia áreas como ciência da computação, estatística, matemática e engenharias para analisar, interpretar e processar dados biológicos. No NAPI de Bioinformática, os trabalhos devem envolver os três setores citados acima.

Programação do evento:

14h30 – Boas-vindas: Aldo Bona, superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

14h40 – Apresentação do NAPI Bioinformática: Luiz Márcio Spinosa, diretor Científico, Tecnológico e de Inovação da Fundação Araucária; Roberto Ferreira Artoni, coordenador do NAPI Bioinformática; e Jorge Edison Ribeiro, pesquisador e coordenador técnico do NAPI Bioinformática

15h – Palavra Aberta

15h15 – Encerramento: Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária.

GALERIA DE IMAGENS