Estado destina R$ 15 milhões para reforçar o atendimento à saúde em Paranaguá e região

Investimento abrange o novo Centro de Imagem do Hospital Regional do Litoral, inaugurado nesta quarta-feira, e início das obras de construção do Centro Médico de Especialidades e da reforma e ampliação da maternidade. Hospital regional atende área com mais de 300 mil habitantes.
01/11/2023 - 13:56

O Hospital Regional do Litoral (HRL), em Paranaguá, passa a contar com um novo Centro de Imagem para atendimento à população do município e região. A inauguração ocorreu nesta quarta-feira (01), na mesma solenidade em que foi autorizado o início das obras de construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e da reforma e ampliação da maternidade Maria de Lourdes Elias Nunes, ambas as estruturas anexas ao Hospital Regional.

Ao todo, os investimentos superam R$ 15 milhões e visam fortalecer o atendimento à saúde no Litoral. "Estamos aproximando os serviços de saúde da casa das pessoas. São três grandes ações que irão contribuir não somente com a qualidade assistencial, mas também promover mais conforto e capacidade de atendimento para todo o Litoral. A saúde é um direito das pessoas e o governador Ratinho Junior não tem medido esforços para que isso seja assegurado", afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

No novo Centro de Imagem, o Estado investiu R$ 1,5 milhão, montante que que possibilitou a construção de um espaço totalmente novo, com a aquisição de aparelhos de tomografia e Raio-X de última geração. Essas melhorias significam mais agilidade nos atendimentos, com capacidade de realizar 150 exames de tomografia e 450 exames de Raio-X por mês.

Marcello Machado, diretor-presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas), instituição responsável pela gestão do HRL, destaca a importância da iniciativa. "O investimento contínuo na infraestrutura e nos equipamentos médicos demonstra o comprometimento do governo com a saúde e o bem-estar da comunidade de Paranaguá e do Litoral. Essas são ações que potencializam a capacidade do Hospital Regional, aprimorando os serviços médicos disponíveis na região", afirmou.

Para as obras do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) o investimento é de quase R$ 7 milhões. Com a licitação autorizada em janeiro deste ano, o projeto arquitetônico do AME para este município é de Tipo II, contando com dois andares, área estimada de 872 metros quadrados que abrigará 15 consultórios, núcleo de fisioterapia e área administrativa.

MATERNIDADE - A Maternidade Maria de Lourdes Elias Nunes, uma referência no Litoral, também recebeu recursos para possibilitar uma significativa reforma e ampliação. Somando R$ 6,99 milhões, as melhorias incluem a adição de 23 leitos de enfermaria e cinco quartos de pré-parto e pós-parto. Essa expansão equipará o hospital para proporcionar cuidados em todos os estágios da gestação, incluindo o parto. Serão acrescidos mais 1.685 metros quadrados de área construída.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, disse que os investimentos são um marco para o município. "É um momento singular para nossa história. São quase R$ 16 milhões para a saúde de Paranaguá em um único dia e isso somente é possível graças ao olhar sensível do Governo do Estado, que olha de maneira igualitária para todos os municípios do Paraná", ressaltou o prefeito.

HRL - O Hospital Regional do Litoral, construído a partir da antiga Santa Casa, atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele é um ponto de referência para atendimento na 1ª Regional de Saúde do Estado, englobando sete municípios: Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba. A área de atendimento abrange mais de 300 mil habitantes, podendo chegar a até 2 milhões de pessoas durante a temporada de verão.