Estado apresenta políticas de emprego e atenção social a comitiva de autoridades do Peru

Uma comitiva de autoridades peruanas da cidade de Castilla, distrito da província de Piura, está em Toledo, no Oeste do Paraná, para conhecer as políticas públicas de saúde, infraestrutura, turismo, trabalho, educação e tecnologia implementadas pelo Governo do Estado e a prefeitura do município.
01/06/2022 - 12:40

Um dos locais visitados pelos peruanos foi a Agência do Trabalhador local. Acompanham a agenda o gerente da Agência do trabalhador de Toledo, Rodrigo Souza; a responsável pelo Departamento do Trabalho da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Vanessa Sanches; e o chefe do escritório regional da Sejuf em Toledo, Walmor Lodi.

Para Rogério Carboni, secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, a vinda de autoridades internacionais ao Paraná é mais uma demonstração da eficiência da gestão estadual, que tem como uma das prioridades a colocação no mercado de trabalho e acesso a benefícios sociais, com programas como Nossa Gente, Renda Agricultor, Cartão Comida Boa, Caixa D'Água Boa e Casa Fácil.

“O trabalho bem executado repercute e se torna referência inclusive para gestores de outros países”, afirmou o secretário. “O programa que estamos realizando chama a atenção por causa da prioridade que oferece às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Proporcionar a essa parcela da população oportunidades de melhor qualidade de vida é um dos compromissos diários do Estado”.

Os membros da comitiva se mostraram muito interessados na atenção dispensada pelo Paraná às pessoas que buscam colocação no mercado de trabalho. “Nosso maior interesse em vir para Toledo é conhecer de perto as ações, pois acreditamos que o desenvolvimento humano é fundamental para o efetivo desenvolvimento econômico”, pontuou o prefeito de Castilla, José Elias Aguilar Silva, que chefia a comitiva.

Projetos e programas implantados pela gestão municipal em parceria com o governo estadual, como Lote Social, Toledo é + Negócio!, Aluno Conectado e Ambulatório Materno Infantil (AMI) também receberam destaque. Outra ação apresentada foi a parceria para um estudo observacional com o imunizante da Pfizer contra a Covid-19.

O Biopark, parque tecnológico composto por setores planejados para áreas residenciais, comerciais e industriais, movido pelo acesso ao conhecimento e compartilhamento de experiências, foi outro projeto que despertou grande interesse dos visitantes internacionais.

Beto Lunitti, prefeito de Toledo, destacou a importância dessa visita. “Toledo ganha muito com a vinda de autoridades internacionais ao nosso município. O intercâmbio de experiências agrega valores e nos permite firmar parcerias que beneficiam ambas as comunidades”, disse.