Compagas firma novos contratos de R$ 6,4 bilhões com a Petrobras

Acordos possuem vigência até 2034 e garantem o suprimento com valor de molécula mais competitivo. Com os novos acordos firmados, cerca de 20% da carteira de suprimento da Compagas passa ser indexado ao Henry Hub, utilizado como referência no mercado de gás nos Estados Unidos.
Publicação
12/09/2023 - 14:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Compagas firmou novos contratos de suprimento de gás natural com a Petrobras. Os acordos assinados na última semana têm vigência a partir de 2024 e garantem gás ao mercado paranaense até 2034. O valor estimado das contratações é de cerca de R$ 6,4 bilhões. 

Entre as vantagens dos novos contratos está o preço mais atrativo da molécula, fator repassado aos consumidores nas revisões efetuadas pela agência reguladora. “Em relação aos contratos que temos atualmente, os novos preveem uma redução de cerca de 10% no valor da molécula já a partir de janeiro de 2024. Com essa redução sendo transferida para a tarifa, daremos maior competitividade ao gás natural para nossos usuários, em especial para a indústria”, destaca o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr. 

A contratação com a Petrobras é decorrente da Chamada Pública (CP-24) aberta pela Compagas no primeiro trimestre do ano. Além do maior prazo e do menor preço do gás, também foram negociadas condições que deixam os contratos com maior diversificação de indexadores. Com os novos acordos firmados, cerca de 20% da carteira de suprimento da Compagas passa ser indexado ao Henry Hub, utilizado como referência no mercado de gás nos Estados Unidos.

“Mesmo em caráter inovador, essa foi uma oportunidade que vislumbramos de reduzir a volatilidade dos contratos frente às variações impostas pelas condições macroeconômicas e políticas”, destaca Lamastra. A parcela restante da carteira segue com a indexação pelo petróleo tipo Brent e pelo dólar. 

Os contratos firmados com a Petrobras são de longo prazo, porém foram estabelecidas janelas de oportunidades para novas aquisições de molécula a partir de 2025. Isso significa que a Compagas continuará a acompanhar o mercado para captar melhores condições, visando sempre a eficiência e a segurança operacional, e fará novas chamadas públicas anualmente. O objetivo da Companhia está voltado para a diversificação do seu portfólio de suprimento, de modo a ampliar a oferta de gás no estado e equalizar a competitividade ao consumidor final. 

GALERIA DE IMAGENS