119 casas para famílias em vulnerabilidade serão concluídas em setembro em Cantagalo

As novas moradias são na Vila Chimin, em um projeto que também envolve revitalização e urbanização da região. O investimento do Governo do Estado é de R$ 10,8 milhões para atender famílias que receberão os imóveis gratuitamente.
01/07/2021 - 18:20

Devem ser concluídas até setembro as obras de construção de 119 casas populares na cidade de Cantagalo, na região Centro-Sul do Paraná. O projeto, que também envolve trabalhos de requalificação urbana, urbanização e regularização fundiária, vai atender famílias em situação de vulnerabilidade social, que receberão as novas moradias gratuitamente do Governo do Estado.

A construção está recebendo R$ 10,8 milhões de investimentos do Governo do Paraná, obtidos via financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O trabalho conjunto contou com a coordenação da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), a assessoria técnica e fiscalização de obras pela Cohapar e doação da área pela Prefeitura de Cantagalo.

Nesta quinta-feira (1), técnicos da Cohapar vistoriaram a construção. Segundo o chefe do escritório regional da companhia, ElmarVornes, o projeto está em fase final, com a instalação de alguns acessórios de acabamento. “As casas estão prontas, faltando apenas instalar algumas peças, como torneiras e pias, o que é um procedimento normal para evitar vandalismo e roubos”, informa.

Neste momento, também estão sendo finalizados os muros de arrimo, que garantem a segurança dos futuros moradores. “É uma parte importante do empreendimento, que garante a estabilidade das casas”, conclui Vornes.

EMPREENDIMENTO – O conjunto habitacional conta com 115 casas novas, de 42 e 50 metros quadrados, além de modelos de 49 metros quadrados adaptados para pessoas com deficiência, conforme cota de atendimento da política estadual de habitação. Outras quatro moradias já existentes na região e que estavam em condições regulares foram completamente reformadas.

De acordo com o prefeito de Cantagalo, João Konjuski, a Vila Chimin era um bairro muito carente e a obra está sendo uma injeção de ânimo para todos os moradores.

“Essa obra é importante porque, além da moradia digna, o empreendimento criou uma expectativa de crescimento para o nosso município", comemora. “Estamos muito contentes, as casas são muito lindas, mais do que a gente esperava. Os moradores estão muito animados para a conclusão”.

AJUDA BEM-VINDA – A expectativa de Idilmara da Luz, de 27 anos, é a melhor possível com a perspectiva de mudança para o novo lar no segundo semestre. “No começo a gente ia praticamente toda semana acompanhar a obra, mas agora nesse finalzinho demos uma parada porque estou muito ansiosa”, destaca.

Segundo Idilmara, atualmente desempregada, sem o apoio do poder público seria impossível sair da condição precária da antiga casa. “Eu e meu marido não teríamos conseguido fazer uma casa bem feitinha tão rápido assim”, relata.

PROJETO – De acordo com os critérios do programa, os moradores cadastrados deverão permanecer por pelo menos dez anos nos imóveis e manter as crianças no ensino regular, com fiscalização da prefeitura. Apenas depois deste prazo elas receberão as escrituras definitivas e poderão vender ou alugar as casas.

Além da infraestrutura urbana, com ligação elétrica, saneamento, água tratada e asfalto, a nova Vila Chimin contará com um parque público com equipamentos comunitários, área de lazer, com academia, playground e pista de corrida.

Os futuros moradores estão recebendo apoio psicológico e emocional de técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município. Eles também receberam um aluguel social de R$ 480 por mês da Sejuf para garantir um lar temporário durante todo o período da obra.