Secretaria da Educação divulga matriz curricular do Novo Ensino Médio

17/12/2021
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte publicou nesta sexta-feira, a Instrução Normativa Conjunta  com a matriz curricular do Novo Ensino Médio na rede estadual de ensino a partir do ano letivo de 2022. A construção da matriz foi feita com base no referencial curricular aprovado  pelo Conselho Estadual de Educação e nas consultas à comunidade realizadas tanto para o referencial quanto para o currículo do novo modelo. O Novo Ensino Médio vai ser composto por dois conjuntos de aprendizagens: a Formação Geral Básica e os itinerários formativos. Além disso, vai ter ampliação na carga horária, passando de 800 para mil horas anuais. O total, portanto, vai ser de 3 mil horas ao longo de três anos, sendo 1.800 destinadas para a Formação Básica e 1.200 para a realização dos itinerários formativos. A implantação do novo modelo também vai ser gradativa. Começa pelo 1º ano do Ensino Médio no ano que vem, seguindo em 2023 para as segundas séries e, em 2024, completando o ciclo, para as terceiras séries. Para quem já está no Ensino Médio, nada muda, pois esses estudantes vão continuar na organização curricular atual. Dessa forma, a Formação Geral Básica, que contempla as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular, considerando cada uma das áreas do conhecimento e os componentes curriculares, vai ter 24 horas-aula semanais na primeira série, diminuindo para 18 horas-aula semanais na 2ª e 12 na 3ª série. Já os itinerários formativos fazem o “caminho inverso”, subindo de seis horas-aula semanais na primeira série para 12 na 2ª e 18 horas na 3ª série, para que todas as séries tenham 30 horas-aula semanais. No primeiro ano, essas seis horas-aula semanais do itinerário formativo já estão definidas com Educação Financeira, Projeto de Vida e Pensamento Computacional, duas para cada. A Educação Financeira, que já havia entrado na grade curricular deste ano com uma aula, vai ser ampliada. Nessa parte do itinerário, existem adaptações conforme a modalidade da instituição, como nos Colégios Cívico-Militares, Indígenas, Quilombolas, em Tempo Integral, entre outros. Para escolher entre os itinerários, o estudante vai ter as aulas do Projeto de Vida, nas quais vai desenvolver habilidades e receber apoio para pensar sobre os sonhos e objetivos. Dessa maneira, eles vão estar mais preparados para optar por um itinerário formativo e planejar os próximos passos na vida acadêmica e profissional. A organização da matriz curricular feita pela Secretaria da Educação garante que cada disciplina tenha ao menos duas aulas por semana. Instituído pela Lei Federal, o novo modelo do Ensino Médio propõe mudanças na carga horária e na organização curricular de escolas das redes de ensino públicas e privadas de todo o Brasil, que valem a partir do próximo ano. As transformações na estrutura do Ensino Médio têm como objetivo incentivar o papel protagonista dos estudantes, valorizando as aptidões e interesses. (Repórter: Wyllian Soppa)