Polícia Penal do Paraná inaugura Complexo Social em Santo Antônio da Platina

02/12/2022
O Complexo Social de Santo Antônio da Platina foi inaugurado nesta semana. Ele ajudará a fiscalizar o cumprimento de pena de pessoas privadas de liberdade e agilizar atividades de reintegração social. A medida é resultado de uma parceria entre Polícia Penal do Paraná, Prefeitura de Santo Antônio da Platina e o Conselho da Comunidade local. O Complexo sediará o NUPEM, Patronato Penitenciário Municipal, o Conselho e o Núcleo de Atenção a Pessoas Monitoradas, acompanhado e coordenado por uma equipe da Polícia Penal. O NUPEM será responsável por acompanhar o cumprimento de pena de pessoas privadas de liberdade com o benefício do uso da tornozeleira eletrônica, sendo o primeiro órgão do Norte Pioneiro com a atribuição de fiscalização das condições da monitoração, além de fazer encaminhamentos e assistência nas áreas jurídica, social, pedagógica, e psicológica dos monitorados. O Patronato Penitenciário Municipal atenderá aos princípios e objetivos da Lei de Execução Penal e Constituição Federal Brasileira visando não só o cumprimento da pena, mas o alcance de efetividade na reintegração social do indivíduo e o retorno de sua vida em sociedade de forma digna, através da educação, trabalho e novas oportunidades de recomeço. (Repórter: Alexandre Nassa)