Movimentação de cargas por ferrovia chega a 20% nos portos paranaenses
14/12/2021
A chegada e saída de produtos em vagões, nos portos do Paraná, segue em alta. Das 53 milhões de toneladas movimentadas de janeiro a novembro deste ano, 20% foram por ferrovia. Esse percentual é equivalente a 10 milhões e 670 mil toneladas de mercadorias, de diversos segmentos, movimentadas pelo modal. Do restante, 77% das cargas foram transportadas em caminhões e um milhão e 457 mil toneladas de líquidos, pelos oleodutos. Apesar do volume movimentado nesses onze meses estar 1% menor, como mostra o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, a participação dos dois modais alternativos ao rodoviário está maior. // SONORA LUIZ FERNANDO GARCIA //
No ano passado, das 53 milhões e 526 mil toneladas de cargas movimentadas de janeiro a novembro, 82% chegaram ou saíram por rodovias; 17% pela ferrovia; e 1,5% pelo duto. Essa alta foi observada, principalmente, no transporte de soja, farelos, fertilizantes, derivados de petróleo, das cargas em contêineres, do trigo e do açúcar. Considerando a movimentação de cargas pelo modal ferroviário nos últimos anos, nos portos do Paraná, o volume vinha aumentando entre 2016 e 2018, quando chegou a 19,5% do total movimentado. Em 2019, esse volume voltou a cair para 16,5% do que chegou ou saiu dos terminais paranaenses. Em 2020, porém, a participação do modal voltou a subir, chegando a 17,3%. (Repórter: Gustavo Vaz)
No ano passado, das 53 milhões e 526 mil toneladas de cargas movimentadas de janeiro a novembro, 82% chegaram ou saíram por rodovias; 17% pela ferrovia; e 1,5% pelo duto. Essa alta foi observada, principalmente, no transporte de soja, farelos, fertilizantes, derivados de petróleo, das cargas em contêineres, do trigo e do açúcar. Considerando a movimentação de cargas pelo modal ferroviário nos últimos anos, nos portos do Paraná, o volume vinha aumentando entre 2016 e 2018, quando chegou a 19,5% do total movimentado. Em 2019, esse volume voltou a cair para 16,5% do que chegou ou saiu dos terminais paranaenses. Em 2020, porém, a participação do modal voltou a subir, chegando a 17,3%. (Repórter: Gustavo Vaz)