Governo do Estado investe 222 milhões de reais em obras e segurança nas rodovias após um ano sem pedágio

25/11/2022
O Paraná completa nesta semana um ano do fim da concessão dos pedágios do antigo Anel de Integração. Desde que o atendimento às rodovias estaduais e federais voltou a ser responsabilidade do Governo do Estado e da União, o investimento está sendo intenso em programas de obras, conservação, segurança e prestação de socorro. O governo estadual, através do DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, tem garantido até o ano que vem a aplicação de quase 222 milhões e 500 mil reais previstos em contratos para as rodovias que eram pedagiadas. Deste montante, já foram investidos mais de 88 milhões de reais. O principal programa de conservação é o Integra Paraná, que está dividido nas regionais de Campos Gerais, Norte, Oeste, Leste e Noroeste, e contempla uma malha de aproximadamente 965 quilômetros das rodovias estaduais antes concedidas. O investimento total nessa linha é cerca de 120 milhões de reais. O diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, explicou que para todas as regiões são contratos de dois anos, o que garante a manutenção das rodovias estaduais até dezembro do ano que vem. //SONORA ALEXANDRE CASTRO FERNANDES//

Os contratos garantem conservação do pavimento, incluindo remendos superficiais e profundos, reperfilagem e microrrevestimento, conservação da faixa de domínio, como controle da vegetação próxima ao pavimento, limpeza e recomposição de elementos de drenagem, limpeza e recomposição da sinalização, entre outros. Outro serviço fundamental realizado pelo Governo do Paraná é a prestação de socorro através da Operação de Tráfego Rodoviário. O serviço abrange guinchos, monitoramento e central de atendimento, permitindo a fluidez do tráfego e da produção e venda de produtos. Em março, o DER/PR estruturou o Centro de Operações Integradas, que é um serviço de atendimento gratuito através do telefone 0800-400-0404, que funciona 24 horas por dia, para solicitar socorro ou mesmo informar incidentes nas rodovias. Desde a criação, já foram mais de 45 mil atendimentos de todas as naturezas. Além disso, todos os dias equipes específicas de atendimento percorrem 100% da malha, três vezes por dia, prestando auxílio e reforçando a sinalização em locais com incidentes, como baixa visibilidade na pista e engarrafamentos. Estão disponíveis gratuitamente guinchos leves e pesados, atendimentos para pane mecânica, seca ou elétrica, problemas com pneus, desobstrução de pistas, remoção de veículos e objetos da pista. Também é realizado o direcionamento da chamada caso o atendimento caiba a outros órgãos, como Polícias Rodoviárias, Polícia Civil, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, SAMU, DNIT e IAT. O DER/PR disponibiliza ainda, veículo de apoio ao Corpo de Bombeiros, e veículo-boiadeiro para atendimento com incidentes envolvendo animais soltos na pista. Quatorze praças de pedágio da Econorte, Viapar e Ecocataratas foram desativadas no dia 26 de novembro do ano passado. No dia seguinte, foram desativadas treze praças de pedágio das concessionárias Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia. Os contratos foram assinados em 1997, com a cobrança de pedágio tendo início no ano seguinte. Nesse momento o governo federal conduz o processo da nova concessão. Os dois primeiros lotes já foram liberados pelo Tribunal de Contas da União. A expectativa do Estado do Paraná é que o novo programa de concessões rodoviárias tenha tarifas justas e um grande pacote de obras necessárias para consolidar o Paraná como hub logístico da América do Sul. Os lotes atendidos podem ser conferidos em www.aen.pr.gov.br (Repórter: Flávio Rehme)