Copel já atinge 200 mil medidores substituídos pelo Rede Elétrica Inteligente

18/01/2022
O Programa Rede Elétrica Inteligente atingiu nesta semana o número de 200 mil medidores substituídos nas 59 cidades em que já está em andamento. Recentemente, as equipes iniciaram os trabalhos em Bom Sucesso do Sul, Coronel Domingos Soares, Marmeleiro, Renascença, São Jorge d´Oeste e Vitorino, no Sudoeste do Paraná. No final do ano passado, o programa já tinha instalado 180 mil medidores, cumprindo a meta estabelecida para 2021. Em todas as unidades consumidoras, os medidores atuais serão substituídos por digitais que se comunicam diretamente com o Centro Integrado de Operação da Distribuição da Copel, facilitando o controle de toda a cadeia, desde a subestação até o consumidor final. Esse investimento tecnológico não tem custo algum para o cliente e permite a leitura de consumo remota, assim como a autonomia para você usuário monitorar seu consumo em tempo real por meio do aplicativo da Copel. Os sensores e dispositivos de controle à distância da rede vão reduzir o tempo de desligamento provocado por intempéries e outros fatores externos ao sistema. Eles permitem que a rede se religue automaticamente quando isso for possível e, nos casos em que não ocorra, fornecem dados para que a Companhia possa detectar e sanar eventuais problemas a partir do Centro Integrado de Operação da Distribuição, em Curitiba. Quando houver necessidade de intervenção de técnicos, com as informações fornecidas pela rede inteligente o centro vai saber indicar o ponto exato que gerou a queda de energia, agilizando o tempo para o restabelecimento. Dividido em três fases, o programa representa investimentos de 820 milhões de reais em 151 municípios das regiões Leste, Centro-Sul, Oeste e Sudoeste, beneficiando aproximadamente quatro milhões e 500 mil pessoas. A rede inteligente da Copel usa um modelo que já existe em países como os Estados Unidos e o Japão. (Repórter: Gustavo Vaz)