Cidadão pode acompanhar estatística de atendimento da Ouvidoria em tempo real

22/12/2021
A partir desta semana, o resumo estatístico das manifestações do cidadão da Ouvidoria-Geral do Estado está disponível no Portal da Transparência, na pesquisa CGEOuv+, no ícone Informações Gerais. A CGE, Controladoria-Geral do Estado, de que faz parte a Ouvidoria-Geral, tem trabalhado para aumentar a transparência das informações. Dentro do CGEOuv+, é possível saber quais os tipos de manifestações mais recorrentes, a área mais solicitada e o tempo médio de resposta, como também os assuntos requisitados pela população. O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, explicou que a transparência das informações da administração pública é a base para a consolidação do controle social. //SONORA RAUL SIQUEIRA//

Os dados podem ser separados por ano, mês e órgão responsável, além de outros filtros, como a cidade e o estado em que reside a pessoa que fez a solicitação. Os dados são captados do sistema Sigo, usado na administração pública estadual desde 2011 para acolhimento de manifestações da sociedade. Assim, o cidadão tem disponíveis as estatísticas desde aquele ano. Por exemplo, em 2021, o assunto mais procurado foi coronavírus, com 23.928 solicitações, seguido da vacina contra Covid-19, registrado em 8.105 manifestações. Somados, os dois assuntos representam 20% das manifestações recebidas desde primeiro de janeiro e 40% das exclusivas da área da Saúde. As manifestações são separadas em solicitação, reclamação, denúncia, sugestão e elogio, além de pedidos pela Lei de Acesso à Informação. Essa lei e a Lei de Ouvidoria preveem a publicação periódica de relatórios sobre os atendimentos realizados. No caso do Paraná, as informações estão disponíveis em tempo real. A Lei Estadual instituiu no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná o Dezembro Transparente, dedicado à promoção de ações que fomentem à implantação de uma cultura de transparência, de prevenção e de combate à corrupção durante todo o ano. O contato com a Ouvidoria pode ser feito através do telefone 0800-041-1113 e WhatsApp (41) 3883-4014. (Repórter: Felippe Salles)