Educação

06/03/2014 - 14:40

Inscrições para o Paraná Alfabetizado vão até 14 de março

Estão abertas as inscrições para o programa Paraná Alfabetizado 2014. Podem participar pessoas interessadas nas funções de alfabetizador voluntário e coordenador de turmas voluntário. A primeira seleção vai até 14 de março e as inscrições podem ser feitas em todos os Núcleos Regionais de Educação.
O resultado final da primeira seleção será divulgado em 24 de março. As atividades de alfabetização começam em quatro etapas: 1 de abril, 2 de maio, 2 de junho e 1 de julho. O alfabetizador voluntário terá jornada de 10 horas por semana por um período de oito meses. Eles receberão uma bolsa-auxílio que varia de R$ 400 a R$ 750, de acordo com a quantidade e a natureza das turmas que alfabetizarem.
Cabe ao voluntário localizar e cadastrar os jovens, adultos e idosos não-alfabetizados para suas turmas, que devem ter entre 14 a 25 alunos em área urbana. Na área rural as turmas devem ter entre 7 a 25 alunos.
Para se candidatar à função de alfabetizador é preciso ser brasileiro ou naturalizado com domínio do idioma; ter cumprido obrigações militares; ter idade mínima de 18 anos; ser preferencialmente professor da rede pública; ter no mínimo o ensino médio completo (exceto para terras indígenas); preencher os termos em anexo nos editais.
Para se candidatar à função de coordenador de turmas é necessário ser brasileiro ou naturalizado com domínio do idioma; ter cumprido obrigações militares; idade mínima de 18 anos; ser pedagogo, professor do Quadro Próprio do Magistério (QPM) ou do Processo Seletivo Simplificado (PSS) da rede estadual; ser pedagogo ou professor da rede municipal; ser técnico administrativo do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE); ter concluído curso de pedagogia ou magistério superior; ter concluído curso de licenciatura; ter concluído especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou em alfabetização; ter concluído o Ensino Médio com habilitação em magistério, no caso de candidatos residentes em terras indígenas, quilombolas, assentamentos e acampamentos rurais ou locais de difícil acesso; preencher os termos em anexo nos editais.
O candidato também precisa apresentar os seguintes documentos: ficha de inscrição preenchida, fotocópias do CPF, da Carteira da Identidade, do comprovante de escolaridade, do comprovante de vínculo funcional com uma rede pública de educação, se for o caso, do comprovante de experiência profissional em educação, contendo tempo de serviço, do comprovante de residência e demais documentos específicos, conforme edital.
Uma segunda seleção de alfabetizadores e coordenadores começará em 26 de março e seguirá até 11 de julho.
PRESOS – Também está disponível o edital n.º 06/2014, específico para a seleção de alfabetizadores voluntários e presos monitores de alfabetização, elaborado para atender às demandas de alfabetização da população jovem e adulta em privação de liberdade. A seleção destes voluntários é feita em parceria com a instituição penal que deseja participar do programa e segue critérios específicos.
Confira os editais do Paraná Alfabetizado: www.educacao.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=100
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
home | versão clássica
© 1997 - Secretaria de Estado da Comunicação Social - SECS