O 5º Subgrupamento de Bombeiros Independente (5º SGBI) foi instalado na tarde de quarta-feira (05/12) em Paranavaí (PR), no Noroeste paranaense, pelo Governo do Estado. A solenidade marca mais uma etapa da reestruturação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná para ampliar os serviços a mais municípios da região.   -  Paranavaí, 06/11/2018  -  Foto: Soldado Adilson Voinaski Afonso
Foto: Soldado Adilson Voinaski Afonso Acesse a galeria de fotos

Governo instala grupamento de Bombeiros em Paranavaí

O 5º Subgrupamento de Bombeiros Independente foi instalado nesta quarta-feira (5) em Paranavaí, no Noroeste, pelo Governo do Estado. A solenidade marca mais uma etapa da reestruturação do Corpo de Bombeiros do Paraná para ampliar os serviços a mais municípios da região.

A unidade era uma Sessão de Bombeiros (vinculada à Cianorte) e atendia a 31 municípios. Com a mudança atenderá 24 cidades, de maneira independente (responderá ao Comando do Corpo de Bombeiros diretamente) com ainda mais qualidade e poderá comportar mais efetivo e mais viaturas.

O coronel Adilson Castilho Casitas, que representou a governadora Cida Borghetti, disse que a governadora Cida Borghetti fez em apenas oito meses pelo Corpo de Bombeiros o que ninguém fez em muitos anos. “Somente a ampliação das unidades operacionais, seis ao todo, já é um ganho extraordinário, sem falar de outras ações importantes, e, por isso, somos muito gratos, pois quem ganha com isso é a comunidade paranaense”, afirmou o coronel, após o descerramento da placa da unidade.

O chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, coronel Antônio Zanatta Neto, citou o esforço do Governo do Estado e do Comando da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para a efetivação da unidade na região. “O trabalho até aqui foi árduo e constante, nossa responsabilidade aumenta em favor do cidadão. Temos investido e lutado em prol da segurança pública e observamos os resultados, um deles é mais tranquilidade à população”, disse.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros, Edmilson de Barros, que segue para a reserva a partir de agora, a elevação da unidade de Paranavaí é muito significativa. “Iniciei minha carreira aqui como aspirante, quando comandei esta unidade, e tenho a grata satisfação de fechar minha vida profissional aqui também”.

“Conseguimos realizar sonhos, como a ativação de vagas para o Corpo de Bombeiros, a elevação de unidades operacionais, a aquisição de novas viaturas e equipamentos, além de alavancarmos diversos projetos importantes”, disse. “Mas isso tudo não seria possível sem o apoio da governadora Cida Borghetti e do Alto-Comando da PM, aqui representado pelo coronel Zanatta” acrescentou.

O prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes, agradeceu a parceria com a governadora Cida Borghetti em apoiar a ampliação do Corpo de Bombeiros. Segundo ele, Paranavaí assume uma importância muito grande e agora poderá propor tratativas diretamente com o comando da unidade. “Com a inauguração, há a possibilidade de aumento de efetivo e de aquisição de equipamentos para reforçar ainda mais o atendimento à comunidade local”, afirmou.
MUDANÇA - O Corpo de Bombeiros de Paranavaí pertencia à estrutura de Cianorte, que por sua vez respondia ao Comando de Maringá - o 5º Grupamento de Bombeiros. O comandante da unidade de Maringá, tenente-coronel Sergio Aparecido Lopes, aponta que a área territorial de abrangência do 5º GB era de 94 municípios, mas com elevações de Paranavaí e Cianorte agora atenderá 54 municípios, o que garante um serviço de melhor qualidade. “Para a comunidade é importante, pois poderá contar com os bombeiros mais próximos dos municípios, tanto da sede quanto da circunvizinhança”, disse.

O comandante da unidade do Corpo de Bombeiros de Paranavaí, tenente Guilherme Brischiliari, acredita que o primeiro passo da reestruturação foi dado e a comunidade poderá perceber a mudança com o melhor atendimento das equipes. “Antes éramos uma seção do Corpo de Bombeiros e atendíamos 31 municípios em situações de busca e salvamento, salvamento aquático, atividades de Operação Verão e vistorias, entre tantas outras. Acreditamos que com as mudanças o trabalho será mais ágil e abrangente a todos os municípios sob nossa responsabilidade”.

HOMENAGEM - Durante o evento as unidades de Bombeiros de Maringá, Paranavaí e Cianorte homenagearam o coronel Barros (completou 35 anos de serviço ativo na corporação e a partir desta data segue para a Reserva) com a entrega de um presente que representa a atividade do Corpo de Bombeiros.

“Pelos 35 anos de dedicação e profissionalismo é que entregamos esta lembrança dos oficiais e praças do Corpo de Bombeiros da região. Agradecemos muito pelas lutas, conquistas e amor pela corporação; o senhor é um exemplo”, disse o tenente-coronel Lopes ao entregar a homenagem.

HISTÓRICO - O Corpo de Bombeiros de Paranavaí foi criado em fevereiro de 1982, a partir da estruturação do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom). No dia 8 de outubro do mesmo ano, passou a funcionar, efetivamente, em prédio próprio, na Avenida Kennedy, no bairro Jardim Iguaçu.

PRESENÇAS - Estiveram no evento o coronel Adilson Castilho Casitas; o chefe do Estado-Maior da PM, coronel Antônio Zanatta Neto; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Edemilson de Barros; o deputado estadual Tião Medeiros; o prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato; o chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Ricardo Silva; o chefe da Terceira Seção do Estado-Maior, tenente-coronel Samuel Prestes; o comandante do 5º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Sergio Aparecido Lopes; e o tenente-coronel Nelson Ademar Piske; o major Jeferson Luiz de Souza, comandante do 8º Batalhão de Paranavaí, oficiais e praças da corporação e convidados.

APUCARANA - Uma solenidade militar comemorou na terça-feira (04), em Apucarana), a elevação do 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente ao status de 11º Grupamento de Bombeiro Militar (11º GB). Com esta mudança, além de ganhar autonomia administrativa e operacional, a unidade passa a atender 22 municípios e poderá ter mais efetivo e viaturas para os serviços que desempenha, entre eles o de combate à incêndio, de guarda-vidas, busca e salvamento, etc.



Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
O 5º Subgrupamento de Bombeiros Independente (5º SGBI) foi instalado na tarde de quarta-feira (05/12) em Paranavaí (PR), no Noroeste paranaense, pelo Governo do Estado. A solenidade marca mais uma etapa da reestruturação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná para ampliar os serviços a mais municípios da região.   -  Paranavaí, 06/11/2018  -  Foto: Soldado Adilson Voinaski Afonso
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro