A governadora Cida Borghetti, participa do 3º Fórum Lar Agro e Integração Pecuária da Lar Cooperativa Agroindustrial, em Medianeira, oeste do Paraná. Presentes: vice-prefeito de Medianeira, José Vani Grassi, presidente da Lar Cooperativa Agroindustrial, Irineo da Costa Rodrigues, o deputados federal, Osmar Serraglio, entre outros.Medianeira, 24-05-18.Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Estado vai fazer calçamento com pedras em estrada do Oeste

O Governo do Estado vai investir R$ 1,4 milhão na obra de calçamento da estrada que liga o município de Ramilândia ao distrito de São Roque, em Santa Helena, no Oeste do Paraná. O investimento foi anunciado pela governadora Cida Borghetti nesta quinta-feira (24) durante o 3º Fórum Lar Agro, evento promovido pela cooperativa Lar na cidade vizinha de Medianeira.

No evento, que reúne cerca de 1.400 produtores associados à Lar, a governadora assinou o convênio para a pavimentação com pedras poliédricas de um trecho de seis quilômetros da estrada. O recurso é da Secretaria da Agricultura e Abastecimento. Além de beneficiar agricultores que vivem em um assentamento e um acampamento na região, a obra vai encurtar em 25 quilômetros o acesso da sede da Lar uma unidade produtiva no distrito.

Cida afirmou que o Governo do Estado é um parceiro dos municípios e do setor produtivo na área da infraestrutura e logística. “Estamos avançando para melhorar a qualidade das nossas estradas, rodovias, ferrovias, portos e aeroportos”, disse.

O presidente da Lar, Irineu da Costa Rodrigues, disse que o calçamento da estrada é uma obra muito solicitada na região e que a própria cooperativa encaminhou pedido para que fosse realizada. “Será importante para o transporte de ração, de aves e de outras produções da cooperativa. A melhoria na estrada também é importante para a população local, que ganha em mais segurança no deslocamento e mais facilidade de acesso ao atendimento à saúde e a escolas”, disse ele.

A ligação entre Ramilândia e o distrito de Santa Helena tem cerca de 18 quilômetros, sendo que outro trecho, de seis quilômetros, já está sendo pavimentado. A obra anunciada pela governadora vai permitir uma nova alternativa de entrada e saída de Ramilândia, informou o prefeito Wilson Bonamigo. “Uma área exclusiva de assentamentos e de produção rural será beneficiada. A unidade Lar emprega 600 pessoas de Ramilândia, 20% da nossa população, que não consegue fazer essa travessia”, explicou. Além de Ramilândia, agricultores de Santa Helena e Missal também serão beneficiados pela obra.

EMBARGO – No encontro, a governadora ressaltou que o Governo do Paraná está empenhado em colaborar para reverter o embargo da União Europeia à carne de frango brasileira. A medida atinge, inclusive, a cooperativa Lar. “Estamos acompanhando a questão diretamente com o Ministério da Agricultura. Pedimos ao ministro Blairo Maggi agilidade e rapidez ao processo de intermediação com a Organização Mundial do Comércio. Estamos todos do mesmo lado”, afirmou.

FÓRUM AGRO – O 3º Fórum Agro debate as tecnologias e inovações na criação de suínos, frangos e aves de postura no segmento integração agropecuária. Uma das maiores cooperativas do Paraná, com cerca de 10 mil pessoas empregados, a Lar contratou, desde 2015, R$ 191 milhões do BRDE para modernizar e expandir suas atividades.

Os recursos foram para a implantação de novas unidades de produção de leitões desmamados e recria de aves, construção de armazéns de grãos - um deles em Medianeira - armazenagem de insumos.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade os vices-presidentes da Lar, Lauro Soethe e Urbano Inácio Frey; a comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Audilene Dias Rocha; o secretário da Comunicação Social, Alexandre Teixeira; o deputado estadual Osmar Serraglio e o vice-prefeito de Medianeira, José Vani Grassi.



Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
A governadora Cida Borghetti, participa do 3º Fórum Lar Agro e Integração Pecuária da Lar Cooperativa Agroindustrial, em Medianeira, oeste do Paraná. Presentes: vice-prefeito de Medianeira, José Vani Grassi, presidente da Lar Cooperativa Agroindustrial, Irineo da Costa Rodrigues, o deputados federal, Osmar Serraglio, entre outros.Medianeira, 24-05-18.Foto: Arnaldo Alves / ANPr.
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:

CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA
Encontrou algum erro