Ipem é homenageado pelos 50 anos na Assembleia Legislativa

Os 50 anos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná ((Ipem) foi celebrado na terça-feira (10), na Assembleia Legislativa do Paraná, em sessão solene promovida por iniciativa dos deputados Pastor Edson Praczyk e Gilberto Ribeiro. O evento reuniu quase 300 pessoas, entre autoridades, dirigentes, funcionários e ex-funcionários, e ex-presidentes do Ipem-PR. A Banda da Polícia Militar também participou no evento que marcou o cinquentenário do Instituto.

Durante a solenidade aconteceu o lançamento do selo personalizado alusivo à data, com a participação dos Correios. Uma peça filatélica composta pela logomarca do Ipem-PR, circundada pela arte estilizada de um pinhão na cor verde, com fundo azul, que representam as cores da autarquia estadual, o numeral 50 e as datas relativas ao cinquentenário. A obliteração, que é a assinatura do selo, foi realizada por Oliveira Filho, presidente do Ipem-PR, pelo presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, pelo deputado Praczyk, e pelo presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche.

O presidente do Ipem-PR, Oliveira Filho, agradeceu a homenagem. “Ficamos honrados com a sensibilidade dos parlamentares em abrir a Casa de Leis para comemorar uma data tão significativa para a Instituição, pois comemorar 50 anos não é para qualquer um”, ressaltou.

O secretário Estadual do Planejamento e Coordenação Geral, Juraci Barbosa, que já ocupou a presidência do Ipem-PR de 1995 a 1999, compôs a mesa diretora da sessão solene. Ele falou da importância do Instituto para a sociedade. “Trata-se de um órgão de fiscalização e garantidor de produtos e serviços com qualidade, quantidade e medição corretos, representando uma segurança para o consumidor e para a sociedade”, disse.

O deputado estadual Pastor Edson Praczyk, que presidiu a sessão solene, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Ipem-PR. “Quando falamos do Ipem falamos de responsabilidade, de cuidado, de zelo, de uma infinidade de instrumentos que envolvem saúde, segurança, transporte, alimentação, e muitos outros”, disse Praczyk.

HOMENAGENS – Durante a sessão solene, a Assembleia Legislativa e o Ipem fizeram homenagens conjuntas, com entrega de Menção Honrosa e Placa Comemorativa dos 50 anos, aos servidores e colaboradores e ex-presidentes do Ipem-PR.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o deputado estadual Stephanes Junior; o superintendente estadual de Operações dos Correios no Paraná, Paulo Cesar Kremer dos Santos; o presidente do INMETRO, Carlos Augusto Azevedo; o professor Francisco Assis Mendonça, representando o reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca; oo professor Walter Luis Mikos, representando o reitor da UTFPR, Luis Alberto Pilati; o diretor superintendente do Paraná Metrologia, Celso Kloss; e de dirigentes dos Ipems nos Estados, entre outras autoridades. A sessão solene também contou com a presença de dirigentes e integrantes de outros órgãos delegados do Inmetro nos Estados, entre eles: Fernando Sette (MG), Arlindo Afonso Alves (SP), Guaracy Monteiro (SP), Osvaldo Carvalho (SP), Léo de Souza (SE). Da diretoria do Inmetro estavam presentes: Pedro Paulo (Cored), Daniel de Oliveira (Procurador), Rogério da Silva Fernandes (Auditor-Chefe), e Daniel Campos da Silva (Assessor do Presidente).

SOBRE O IPEM-PR - O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná foi criado pela Lei Estadual nº 5.652, no dia 6 de outubro de 1967. É uma autarquia subordinada administrativamente ao Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral. Tecnicamente responde ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO, de quem recebe a delegação para o exercício de suas atividades relativas à Avaliação da Conformidade, Verificação Metrológica e Calibração de Ensaios.

O Ipem-PR atua nos 399 municípios do Estado do Paraná. A sede do Instituto está localizada na cidade de Curitiba, contando com uma subsede. O Instituto também está presente nas cidades de Maringá, Londrina, Cascavel e Guarapuava, onde estão localizadas as sedes das Regionais, e um escritório na cidade de Foz do Iguaçu.

O Ipem-PR presta serviços de Avaliação da Conformidade, Verificação Metrológica e Calibração e Ensaios que beneficiam todos os segmentos da sociedade envolvendo os setores comerciais, industriais e de defesa do consumidor.



Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro
Paraná informa