O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, e o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN-PR), Marcos Traad, lançam dois projetos em parceria: ?Arte Urbana ? Respeito no Trânsito? e ?Viradinha Cultural Paraná 2018?.Curitiba, 10 de outubro de 2017.Foto: Kraw Penas/SEEC

Paraná lança projetos artístico-culturais de educação no trânsito

O Governo do Paraná lançou nesta terça-feira (10, em Curitiba, dois projetos artísticos-culturais de educação para o trânsito. “Arte Urbana – Respeito no Trânsito” e “Viradinha Cultural Paraná 2018” foram criados para reforçar a formação de uma população mais consciente em relação às leis de trânsito.

O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, e o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, participaram da cerimônia de lançamento, que aconteceu no Palácio Iguyaçu. “Já fizemos várias ações conjuntas porque acreditamos que a Cultura pode e deve ajudar na educação no trânsito e na construção de uma sociedade mais justa”, afirmou Fiani. O Governo do Estado está investindo R$ 611,5 mil dos dois projetos.

ARTE URBANA - O projeto “Arte Urbana – Respeito no Trânsito” tem como propósito a pintura em arte grafite de toda a extensão do muro do Detran-PR situado na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã, em Curitiba. São 160 metros de muro que receberão a arte de grafiteiros selecionados por meio do Edital Nº 006/2017. Haverá ainda oficinas de grafite para jovens em situação de vulnerabilidade social.

“A intenção do Detran é usar linguagens e formatos que chamem atenção dos jovens, que são um grupo de risco no trânsito paranaense. Queremos usar arte e chamar atenção, para então promover mudança de comportamentos”, explicou Traad.

A execução da arte no muro e das oficinas será de 11 a 17 de dezembro de 2017. Na data da entrega do muro, prevista para 17 de dezembro, haverá uma confraternização, com pista de Halfpipe (estrutura em forma de U para prática de esportes radicais, como o skate, patins em linha ou bicicletas BMX), apresentação de Hip Hop e DJ.

VIRADINHA CULTURAL - A segunda edição da Viradinha Cultural Paraná será realizada de 6 de janeiro a 9 de fevereiro de 2018, no Balneário Caiobá, em Matinhos, dentro do programa Verão Paraná do Governo do Estado. Neste período, crianças e adolescentes terão a oportunidade de assistir a espetáculos de circo, contação de histórias e peças de teatro, além de participar das oficinas e jogos lúdicos na tenda da Secretaria de Estado da Cultura e do Detran-PR. Todas as atividades serão gratuitas e dentro da temática de educação no trânsito.

A seleção dos espetáculos apresentados durante a Viradinha está sendo feita por meio do Edital Nº 007/2017, que vai selecionar e premiar até 20 projetos de circo, contação de histórias e teatro para crianças e adolescentes.

O secretário da Cultura explica que essa é uma forma de fomentar e incentivar também os artistas, que costumam ter dificuldades nesta época do ano. “O governo do Estado vai gerar trabalho em uma época que é complicada para os artistas. Além disso, há o movimento que essas ações levam para o litoral, com geração de trabalho e renda. Acredito que a Viradinha vai ser um grande sucesso. O edital está aberto e a gente espera que as pessoas participem”, concluiu Fiani.

EDITAIS – Em ambos os editais podem participar pessoas jurídicas de direito privado, que tenham em seu estatuto ou contrato social atividades artísticas e culturais, domiciliadas ou estabelecidas no Estado do Paraná. As inscrições devem ser feitas exclusivamente via SEDEX e endereçadas à Coordenação de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura até 20 de novembro de 2017. Confira todas as informações sobre os editais “Prêmio Arte Urbana – Repeito no Trânsito” e “Viradinha Cultural Paraná 2018” no menu ‘Editais’ do site www.cultura.pr.gov.br.

 

Serviço

Lançamento dos projetos “Arte Paraná – Respeito no Trânsito” e “Viradinha Cultural Paraná 2018” da Secretaria da Cultura e Detran-PR

Inscrições abertas para os editais até 20 de novembro de 2017

Editais e anexos: www.cultura.pr.gov.br

Informações: cac@seec.pr.gov.br | (41) 3321-4859



Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, e o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN-PR), Marcos Traad, lançam dois projetos em parceria: ?Arte Urbana ? Respeito no Trânsito? e ?Viradinha Cultural Paraná 2018?.Curitiba, 10 de outubro de 2017.Foto: Kraw Penas/SEEC
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro
Paraná informa