O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, o diretor de Meio Ambiente e Ação Social, Glauco Machado Requião, e o gerente da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Sanepar estiveram na Coréia do Sul e nos Emirados Árabes Unidos em busca de novas parcerias e troca de experiências na área da eficiência energética.Foto: Divulgação Sanepar

Sanepar oficializa parceria com empresas coreanas

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, o diretor de Meio Ambiente e Ação Social, Glauco Machado Requião, e o gerente da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Sanepar estiveram na Coréia do Sul e nos Emirados Árabes Unidos em busca de novas parcerias e troca de experiências na área da eficiência energética.

Mounir Chaowiche assinou dois Memorandos de Entendimentos com representantes dos Governos Metropolitanos de Seul e Gyeongju. Os acordos garantem a parceria técnica entre as empresas de saneamento locais e a Sanepar.

“Durante a semana nós visitamos fábricas que produzem tecnologias que melhoram a eficiência dos processos de saneamento. A Sanepar já é destaque por sua capacidade de inovar e isso contribui para o desenvolvimento de novas parcerias. Os acordos internacionais que assinamos durante a missão promovem a otimização de processos e desenvolvimento técnico e científico dentro da companhia”, disse Chaowiche.

A Coréia do Sul é referência na área de saneamento ambiental pela atuação inovadora. O Departamento de Águas do Governo de Seul, a Arisul, é uma das principais companhias de saneamento do mundo e presta serviços de tratamento e distribuição de água para cerca de 10 milhões de habitantes.

Em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a missão internacional da Sanepar visitou a Acciona, empresa espanhola do setor de reúso de água e utilização de energias renováveis. A empresa conduz projetos que são referência mundial na cidade de Dubai.

A Sanepar trabalha com uma extensa rede de pesquisas que envolve os colaboradores da Companhia, universidades e empresas operadoras do Brasil e Exterior.

“Por meio de contratos de parceria e convênios, a Sanepar utiliza a inteligência e a informação disponíveis na academia e no mercado a serviço do saneamento no Estado do Paraná”, afirmou o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Glauco Machado Requião. Essas cooperações têm por objetivo o desenvolvimento técnico e científico dentro da Companhia.

A Sanepar possui atualmente cinco acordos de cooperação técnica internacional em andamento: Unam, México, para o desenvolvimento de projetos na área de pós-tratamento de esgoto; University of Stuttgart – Alemanha, para a execução de projetos nas áreas de pós-tratamento de esgoto e de resíduos sólidos; Unesco-IHE - Holanda, para a realização de projetos voltados para o controle de odor; GIZ – Alemanha, para a execução de projetos na área de aproveitamento energético de biogás; University of North Texas – Estados Unidos e University College London – Inglaterra, por intermédio da UEPG, para o desenvolvimento de projetos na área de tratamento de água.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – Além de desenvolver projetos de pesquisa nas áreas de água, esgoto e resíduos sólidos, a Sanepar tem buscado identificar cenários e oportunidades de implementação de projetos de conservação e uso racional da energia em seus processos.

O objetivo desses projetos é maximizar o rendimento de instalações hidráulicas e elétricas, majorar o aproveitamento dos recursos aplicados e minimizar custos e impactos ambientais.

Nos últimos anos, a empresa tem sido protagonista em diversos fóruns nacionais e internacionais ligados ao tema. A geração de energia elétrica em adutoras de água por meio de bombas operadas como turbinas é um dos projetos inovadores da companhia na área de eficiência energética.

A Sanepar também se destaca nacionalmente no desenvolvimento de projetos associados com a medição e o aproveitamento energético de biogás em Estações de Tratamento de Esgoto. Com o projeto implementado na ETE Ouro Verde – Foz do Iguaçu a Sanepar foi a primeira companhia de saneamento do Brasil a possuir um sistema de geração distribuída de energia elétrica movido a biogás proveniente do tratamento de esgoto doméstico conectado a rede de distribuição e cadastrado junto a Aneel.

A empresa participa do Programa Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil (Probiogás). Integra uma sociedade de propósito específico, denominada CSBioenergia, com o intuito de implementar um projeto inovador de geração de energia elétrica a partir do biogás procedente da co-digestão de lodos e de resíduos orgânicos na ETE Belém.



Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, o diretor de Meio Ambiente e Ação Social, Glauco Machado Requião, e o gerente da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Sanepar estiveram na Coréia do Sul e nos Emirados Árabes Unidos em busca de novas parcerias e troca de experiências na área da eficiência energética.Foto: Divulgação Sanepar
Acesse a galeria de fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro
Paraná informa