Primeira escola pública de Londrina completa 80 anos

O Colégio Estadual Hugo Simas, de Londrina, no Norte do Estado, completou 80 anos neste mês. Para marcar a data, a direção da escola organizou uma exposição com o objetivo de retratar sua trajetória. Construído em 1937, o Hugo Simas foi a primeira escola pública da cidade, três anos após a fundação do município de Londrina.

A diretora Sandra Regina Denipoti de Oliveira explica que a intenção é compartilhar com a comunidade a história do colégio. “Queremos retratar esse passado para que os londrinenses conheçam a importância do Hugo Simas na formação do município”, explicou a diretora.

De acordo com ela, a escola representa um marco na cidade a história do município coincide com a da instituição. “Por aqui passaram inúmeras pessoas que hoje fazem de Londrina a cidade que é, com a importância que possui nos cenários regional e nacional”, completou Sandra.

O colégio já abrigou outros estudantes, além dos seus. Em 1958, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e a Faculdade de Direito, atual Universidade Estadual de Londrina (UEL), iniciaram as atividades nas salas do então chamado Grupo Escolar Hugo Simas, até que pudessem ter seu próprio espaço físico.

O Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss também funcionou no Hugo Simas, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina. Foi inaugurado em 18 de setembro de 1970, nos porões do grupo escolar.

EXPOSIÇÃO – A mostra Memória Hugo Simas - 80 anos fica aberta até15 de agosto no Museu Histórico Padre Carlos Weiss. Além de 80 imagens, também estão expostos objetos que fazem parte do cotidiano escolar, como uniformes, livros de chamada, cadernos e documentos. É exibido ainda um documentário produzido neste ano com entrevistas de ex-alunos e professores.

A diretora destaca que a organização da exposição teve a colaboração de estudantes-bolsistas do Programa Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) de História, Sociologia e Arte que atuam no Hugo Simas.



Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
Recomendar esta notícia via e-mail:
Encontrou algum erro
Paraná informa