GRANDES RESERVATÓRIOS

Abertas as inscrições para evento sobre gestão de barragens de água

Publicado em 19/06/2017 14:40
Estão abertas até o dia 27 as inscrições para o workshop “Abordagens Inovadoras para a Gestão de Reservatórios”, evento que faz parte de uma atividade de cooperação investigativa entre instituições brasileiras e alemãs sobre mananciais em grandes reservatórios. Iniciado em 2015, o estudo abrange os problemas de sedimentos em barragens, produção de gases de efeito estufa, qualidade da água e mudanças no uso de terras nas bacias de captação de reservatórios brasileiros.

As palestras do workshop demonstram os resultados das pesquisas feitas pelos participantes da cooperação, a maioria delas sobre modelagens, medições e mapeamentos no Reservatório Passaúna. Já foram abordados diferentes temas, como a qualidade da água, sedimentos, gases de efeito estufa, batimetria, modelos de transporte de sedimentos. Confira a programação no final do texto.

O evento ocorre no dia 30 de junho, das 8h30 às 18 horas, no Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar (CETS), na Rua Eng. Antônio Batista Ribas, 151, em Curitiba. A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo link: www.goo.gl/OGd7E0

PARCERIA - Da cooperação internacional, participam a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Companhia Paranaense de Energia (Copel), Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Positivo (UP) e as instituições alemãs: Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT), Innomar Technologie GmbH e Senect Aquatic Technology GmbH.

Os trabalhos a serem apresentados no Workshop fazem parte do projeto Novas Parcerias (NoPa), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC). A coordenação do projeto de “Abordagens Inovadoras para a Gestão de Reservatórios” está a cargo do Prof. Tobias Bleninger, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (PPGERHA), da UFPR.

O projeto está sendo financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), com apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit).

Serviço:

Workshop “Abordagens Inovadoras para a Gestão de Reservatórios”

Sanepar, 30 de junho de 2017

PROGRAMAÇÃO

8h30 - Abertura com Sanepar, UFPR, GIZ.

8h45 - Projeto Novas Parcerias (NoPa) - Capes/DAAD/GIZ.

9h30 - Projeto “Abordagens Inovadoras para a Gestão de Reservatórios”.

9h45 – Medição, mapeamento e modelagem das emissões do sedimento na bacia.

10h30-11h – Intervalo.

11h - Medições inovadoras do aporte na entrada do reservatório.

11h - Mapeamento do sedimento no reservatório.

12h15-13h30 – Intervalo.

13h30 - Análise das respostas de qualidade de água. Uniformização dos parâmetros chaves.

14h15 - Medidores inovadores de captura de gases.

14h45-15h15 – Intervalo.

15h15 - Modelagem do reservatório.

16h - Aplicações e aprimoramentos.

16h30-18h – Reunião para planejamento de futuros projetos.

Local: Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar (CETS), na Rua Eng. Antônio Batista Ribas, 151, em Curitiba. A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo link: www.goo.gl/OGd7E0

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Áudio

Recomendar esta notícia via e-mail:
leia mais
Previsão do Tempo
www.simepar.br